Seleção Brasileira feminina de judô realiza preparação em Pinda

Após a equipe masculina, representantes nacionais
ficam concentradas em Pindamonhangaba

A Seleção Brasileira feminina de judô está em Pindamonhangaba para um período de dez dias de treinamentos com a comissão técnica da Confederação Brasileira de Judô. A concentração no Hotel Colonial Plaza, que começou na quarta-feira (23) da semana passada e vai até a próxima sexta-feira (1°/2), servirá como preparação da equipe para uma série de três competições seguidas no “Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô”: o “Grand Slam de Paris”, o “Aberto de Oberwart” e o “Grand Slam de Dusseldorf”, todas em fevereiro.
Para esses eventos, que distribuirão pontos importantes na classificação olímpica, foram convocadas duas atletas por categoria de peso: Nathália Brígida (48kg), Sarah Menezes (48kg), Eleudis Valentim (52kg), Larissa Pimenta (52kg), Rafaela Silva (57kg), Tamires Crude (57kg), Aléxia Castilhos (63kg), Ketleyn Quadros (63kg), Maria Portela (70kg), Ellen Santana (70kg), Mayra Aguiar (78kg), Samanta Soares (78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg) e Beatriz Souza (+78kg).
Todas estão em Pinda, exceto Nathália Brígida e Ketleyn Quadros, que competiram no Grand Prix de Tel Aviv nesta semana. Na concentração, elas terão ainda o apoio de outras 13 atletas, o que deixa o treino mais diversificado e próximo da realidade das competições. “Esse treino em concentração no começo do ano é bom para juntar todo mundo. Tem bastante menina da minha categoria com quem eu posso treinar, o que faz com que fique mais real. Vamos fazer bastante treino de luta para chegar nessas três competições bem preparadas”, comenta Mayra Aguiar.
As judocas embarcarão para Paris cinco dias após saírem da concentração e só retornarão ao Brasil no dia 26 de fevereiro. As disputas na França serão nos dias 9 e 10, seguidas por um treinamento de campo internacional na capital francesa até o dia 14, quando partirão para a Áustria para lutar o “Aberto de Oberwart” no dia 16. A última parada será na Alemanha, nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro para a disputa do “Grand Slam de Dusseldorf”. Estarão em jogo, no total, 2.100 pontos (mil para cada “Grand Slam” e 100 no “Aberto”) no Ranking Mundial classificatório para os “Jogos de Tóquio 2020”.

  • Mayra Aguiar, que conquistou medalha em duas Olimpíadas, é uma das atletas que treinam na cidade