“Semana da Árvore” terá programação especial na cidade

Colaborou com o texto Jennifer Gonçalves
***
Durante a próxima semana, do dia 18 a 22, a Prefeitura de Pindamonhangaba por meio do Departamento de Meio Ambiente, da Casa Verde e do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Condema) promoverá a “Semana da Árvore”.
O “Dia da Árvore” é comemorado de fato no dia 21 de setembro, e serve para conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação ambiental.
A semana do “Dia da Árvore” é especialmente importante para a cidade de Pindamonhangaba, já que o ilustre engenheiro Dr. João Pedro Cardoso, nascido no município foi quem instituiu a data no País. O diretor de Meio Ambiente Fred Gama acredita que a data auxilia na comunicação da Prefeitura com os munícipes em relação ao meio ambiente da cidade, onde todos podem discutir sobre novas ideias que ajudem na preservação da cidade. “O meio ambiente possui três datas importantes: O “Dia da Água” no dia 22 de março, o “Dia Mundial do Meio Ambiente” em 5 de junho e o “Dia da Árvore” no dia 21 de setembro. Todas as datas nós transformamos em semanas de conscientização, promovendo diversas atividades para a população. É necessário ressaltar que é importante preservar a natureza todos os dias, mas nessas datas nós aproveitamos para dialogar com a população, com uma aproximação maior dos munícipes”, destaca.
Programação
A abertura da semana será na segunda-feira (18), às 8 horas com a palestra do historiador Dr. José Lelis sobre o criador da data, e a importância dela; Às 9 horas, o Dr. José Luiz, do Instituto Florestal também irá palestrar sobre a importância da árvore; Das 11 às 12 horas, o diretor de Meio Ambiente Fred Gama falará de ideias para a regulamentação da Lei de arborização, todos no auditório da Prefeitura; a equipe do Departamento de Meio Ambiente irá promover um plantio de mudar no residencial Andrade das 8 às 11 horas; No período da tarde, das 13 às 16 horas o auditório receberá uma mesa redonda e a equipe da Casa Verde promoverá uma exposição de quadros com árvores e jogos ambientais.
A programação segue até a sexta-feira (22) e pode ser conferida no site oficial da Prefeitura: www.pindamonhangaba.sp.gov.br