“Semana do Meio Ambiente” movimenta Pindamonhangaba

As atividades aconteceram em diversos pontos da cidade

Colaborou com o texto:
Bruna Silva

Na última semana, a Secretaria do Meio Ambiente promoveu a “Semana do Meio Ambiente”. O objetivo foi realizar atividades que despertassem o interesse pela preservação do meio ambiente. Anualmente, a instituição elabora um cronograma com programação diversificada para celebrar o dia do meio ambiente. As atividades na cidade aconteceram em vários pontos a fim de atender toda a população.
O cronograma de atividades começou ainda no primeiro fim de semana de junho: no sábado (1º/6), aconteceu um workshop de observação de aves e uma visita fotográfica no Parque Natural Municipal do Trabiju. Já no domingo (2), o Parque da Cidade recebeu diversas as atividades ao ar livre para a família, como yoga, além de exposição de orquídeas, feira de orgânicos, adoção responsável de cães e gatos e exposição do exército, entre outras.
Na segunda-feira (3), aos alunos da Escola Municipal Professora Odete Corrêa Madureira conheceram a “Nascente Modelo” do município, e os estudantes da Escola Municipal Padre Mário Bonotti receberam uma aula prática sobre compostagem.
Na terça-feira (4), os moradores de Pindamonhangaba puderam participar da doação de mudas, na Praça Monsenhor Marcondes, e ainda na terça-feira, os alunos da Cmei Professora Ruth Dóris Lemos participaram do plantio de arvores na unidade escolar.
Na quarta-feira (5), houve a posse do “Conselho Ambiental Mirim” – que conta com a participação de nove escolas da rede pública e privada. Os alunos poderão sugerir atividades e ações durante as reuniões do conselho. Além também o lançamento da campanha “Pinda Cidade Limpa” que atenta os olhares para a preservação e manutenção da cidade. Além de uma exposição de fotos produzidas no workshop do Trabiju durante todo dia no saguão da Prefeitura.
Na quinta-feira (6), foi a vez de Moreira César receber a doação de mudas, na Praça do Cisas. Houve também a visita à estação de tratamento de esgoto, no Araretama, com alunos da Escola Municipal Elias Bargis Mathias, em que puderam conhecer os métodos de tratamento de esgoto da Sabesp.
E na sexta-feira (7), último dia da programação da “Semana do Meio Ambiente”, os funcionários da Secretaria de Meio Ambiente, com o apoio da Apta (Agência Paulista de Tecnologia de Agronegócio), participaram de palestras sobre questões técnicas e os impactos socioambientais das tecnologias.
O evento contou com a presença de dois pesquisadores: a doutora Cristina Maria de Castro, que explicou o uso de plantas tradicionais na manutenção da biodiversidade e promoção da saúde, e o doutor AntonioPriesDevide, que abordou os princípios agroflorestais na arborização urbana e restauração da mata ciliar e compostagem de resíduos vegetais. Além da secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin, que falou sobre resíduos sólidos, políticas, mudanças na prática e resíduos sólidos. “A semana foi muito proveitosa, conseguimos trabalhar diversos temas da área ambiental com diversos públicos trazendo o conceito de preservação a nossa cidade”, destacou.

  • Estudantes da Rede Municipal foram uns dos principais participantes do evento de conscientização ambiental