Semana do nascimento de Cícero Prado

Cícero Prado, paulista de nascimento e pindamonhangabense de coração, foi um cidadão ilustre da “Princesa do Norte”. Nascido em 21 de outubro de 1888 (www.jbcultura.com.br/gde_fam/pafg261.htm), em São Paulo, veio para Pinda em 1911, recém-formado em direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco e mudou muita coisa no município que em certo ponto foi conhecido como “Capital Agrícola do Vale”, para o qual ele trouxe a industrialização.
Sua ajuda junto aos munícipes não se limitava a um campo ou outro, era geral. Cicero Prado proporcionou desde a construção do prédio para funcionamento da escola rural até o da maternidade (a primeira da Santa Casa local, onde seu nome figura entre os provedores no ano de 1946).
A instalação da Cia Agrícola e Industrial Cícero Prado, considerada a maior fábrica de papel da América do Sul em certa época, foi uma de suas participações no desenvolvimento da região da fazenda Coruputuba. O advogado colaborou nas administrações municipais ao longo das décadas em que esteve em Pinda e contribuiu em muito com o município.
Era um exemplo de que com trabalho, às vezes com muito trabalho, é possível transformar sonhos em realidade.
Sua morte, em 13 de março de 1968, foi muito sentida pela população da cidade que ele escolheu para morar e muito ajudou e a qual o adotou como filho ilustre.

Imagens: Arquivo TN
  • Cícero Prado
  • Foto da antiga Cia Agrícola e Industrial Cícero Prado, que assinalou o limiar da industrialização em Pindamonhangaba