Semana Mundial do Brincar conscientiza sobre a infância

Colaborou com o texto Jennifer Gonçalves
***

O evento ofereceu atividades de lazer em família buscando exaltar a importância de brincar
No domingo (28), após uma semana de diversas atividades, foi encerrada a Semana Mundial do Brincar no Bosque da Princesa, com Bebel Moraes e João Junqueira, convidando as pessoas a participarem das danças circulares.
A Semana Mundial do Brincar busca exaltar a infância e a cultura do brincar, um movimento internacional, iniciativa do Grupo Ziriguidum e Severina Cia de Teatro, com o apoio da Aliança pela Infância e da Prefeitura de Pindamonhangaba.
A semana começou com o Grupo Ziriguidum contando histórias da cultura popular com música, dança e interação das pessoas que estavam presentes. Teve participação também da arte-educadora Fabiana Fonseca, com uma aula de teatro promovendo cantigas e brincadeiras tradicionais, e uma parceria com o Grupo CEU das Artes levando as atividades para dentro da escola. Já a Ciranda de Prosa estimulou as pessoas a conversarem e refletirem sobre o brincar. A semana teve também aulas de dança com Mônica Alvarenga e um dia especial com brincadeiras antigas, com Jacqueline Baumgratz da Cia. Cultura Bola de Meia e música com o show “Criança Cantante”, com Gabriela de Moraes e Alexandre Moraes.
No último dia de atividades, as pessoas puderam participar das danças circulares, foco nas cantigas de roda nacionais. A maioria dos participantes era de adultos, o que causou a reflexão sobre resgatar a criança dentro de nós, brincar e nos divertir mais no dia a dia, com os pequenos detalhes. “O intuito era que os adultos pudessem se sentir como crianças também, pudessem resgatar essa lembrança de criança”, completou João Junqueira.
As atividades servem para valorizar as brincadeiras tradicionais, em que as crianças tinham contato com recursos naturais, como terra, barro, pedras e árvores, e com simples elementos se criava um mundo mágico, coisa que atualmente não é mais comum. O orientador das atividades, João, dá sua opinião em relação à importância da valorização da infância.“Essa é a nossa missão. Nós, adultos de hoje em dia, vivemos essas brincadeiras, e as crianças de hoje em dia não, então cabe a nós resgatar isso”, disse.