“Seminário de Educação Infantil” reúne mais de 450 educadores no Vale do Paraíba

Oportunidade visa troca de conhecimento e boas práticas para impactar aproximadamente 6 mil crianças da região

No dia 13 de setembro, das 8 às 17 horas, mais de 450 profissionais da área da educação se reunirão para a oitava edição do “Seminário de Educação Infantil do Vale do Paraíba – O Infantil é Fundamental”, que será realizado no Centro de Eventos do Santuário Nacional de Aparecida. Idealizado pela Fundação Lucia e Pelerson Penido – Flupp, o evento anual tem como finalidade compartilhar boas práticas na Educação Infantil e possibilitar trocas de conhecimento entre especialistas da área, gestores, professores e estudantes de pedagogia.
O “Seminário” conta com uma programação variada, com mesa de boas práticas e palestras com especialistas pela manhã, oficinas práticas simultâneas após o almoço e atração artística no final da tarde. Temas como “O olhar e a escuta das crianças na constituição de um território educativo”, “Conflitos: problema ou oportunidade?” e “A Construção de uma escola democrática, inclusiva, amorosa e transformadora”, serão abordados junto aos profissionais de 56 escolas, de nove municípios da região.
Desde sua primeira edição em 2011, o “Seminário de Educação Infantil do Vale do Paraíba” pretende contribuir para que os profissionais da área assumam um compromisso diário com a ampliação dos saberes. Considerando que o universo infantil é permeado por curiosidade e constantes descobertas, é essencial que os educadores tenham acesso às múltiplas linguagens que podem ser abordadas no dia a dia das crianças. “Nosso principal objetivo é democratizar o acesso a esses conhecimentos”, comenta Eduarda Penido Dalla Vecchia, Diretora-Executiva da Flupp.
O evento se manteve como uma ação permanente após o encerramento do programa “VIM – Valorizando Uma Infância Melhor” que, de 2011 a 2018, conscientizou comunidades escolares e autoridades do Vale do Paraíba sobre a importância de incluir a Primeira Infância na agenda pública, sobretudo no que se refere à melhoria da qualidade da Educação Infantil. Nesses oito anos de existência, o programa impactou os municípios de: Campos do Jordão, Lagoinha, Natividade, Potim, Redenção, Roseira, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí. Entre os principais eixos de atuação estavam a formação de professores e gestores, o apoio a projetos comunitários e de infraestrutura e o apoio na construção de Diretrizes Municipais.