Ser Voluntário: ainda um desafio

Ser Voluntário no Brasil ainda é um desafio e para aqueles que querem realmente fazer a sua doação de tempo e talento de forma muito aplicada.
Desafio porque ainda é difícil a busca por informações precisas e confiáveis, é desafiador porque não sabemos onde buscar informações, mesmo vivendo na era da informação.
Muitas organizações sociais mal conseguem ter um site ou redes sociais atualizadas periodicamente, mostrando a desigualdade também neste quesito brasileiro.
Se não facilitam a vida para captadores de recursos imaginem para voluntários que ainda são tratados, em muitos casos, como algo não necessário em uma organização social.
Devemos lembrar que toda organização social começou de um trabalho voluntário e que com o passar do tempo precisa ser aprimorado, para crescer e entregar o melhor para a comunidade atendida e isso não pode ser negociado, todo e qualquer trabalho social deve ser feito com eficiência, profissionalismo e coerência com a causa que está engajado. Mas nada disso prega contra o trabalho voluntario, visto que trabalho voluntário pode e deve ser executado com eficiência, profissionalismo e coerência com a causa, percebam que podemos exigir e ter isso do voluntario, sem incorrer em nenhum erro ou ilegalidade.
O Ser Voluntário passa por uma transformação, de totalmente físico, para um pouco tecnológico, agora temos que aprender como dosar a tecnologia e como utilizá-la para o bem comum e para facilitar a vida dos interessados em exercer uma atividade voluntária.
O voluntário esta se adaptando e fazendo com que esta atividade, além de prazerosa, se torne também muito proveitosa para todas as partes e isso fará com que cresça em numero e em resultados para a sociedade.
O voluntariado é uma fonte de recursos inesgotáveis
O edital do Prêmio VOL, bem como os links para inscrição de todas as categorias (OSC’s, empresas, universidades, pessoas e matérias jornalísticas) estão em nossa página vol.org.br , será uma alegria contar com sua participação.