Editorial : Serviços mais eficientes

Uma excelente notícia para a população de Pindamonhangaba: a aprovação e a inclusão do município no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Regional de Guaratinguetá e o desligamento do Samu Regional do Vale do Paraíba e Região Serrana, coordenado pelo consórcio Cisamu.
A homologação foi oficializada no dia 15 de março, pela CIB (Comissão Intergestores Bipartite) do Estado de São Paulo; e com essa aprovação, o Samu de Pindamonhangaba poderá se habilitar junto ao Ministério de Saúde e receber recursos federais para os serviços.
A prefeitura destaca que, “mesmo com os trâmites burocráticos em andamento, o Samu nunca deixou de atender os munícipes que ligaram para o 192 – e que a mudança foi e será apenas documental”.
Outro ponto que vale ressaltar é que a população tenha consciência e possa acionar os serviços do Samu quando realmente forem necessários, já que, infelizmente, talvez por uma questão cultural, muitas pessoas acionam o serviço para “um transporte comum de pacientes” – o que pode ser realizado em um carro convencional, por exemplo.
É sempre bom lembrar que dentro de qualquer convívio social temos direitos e também deveres, e que praticar a empatia e a cidadania é fundamental para termos uma sociedade mais justa, com serviços mais eficientes, que beneficie o todo.