Servidores da Prefeitura poderão aderir ao PDV na próxima semana

COLABOROU COM O TEXTO: Bruna Silva
***
A partir da próxima quarta-feira (18), inicia-se o prazo para que os servidores públicos da Prefeitura de Pindamonhangaba possam aderir ao Programa de Desligamento Voluntário – PDV.
Formalizado pela Lei Municipal 6.105/2018, de 12 de março de 2018, o PDV visa melhor alocação dos recursos humanos, propiciar a modernização da Administração e auxiliar no equilíbrio das contas públicas.
Na próxima semana, os trabalhadores que tiverem interesse em desligar-se da Prefeitura, poderão comparecer no Departamento de Recursos Humanos para que seja protocolado o requerimento. O secretário de Administração de Pindamonhangaba, Fabrício Augusto Pereira, explica que o servidor precisa comparecer no RH e formalizar o pedido ao PDV, e o RH irá notificar o secretário responsável.
Para os trabalhadores, os benefícios são de até 10 salários base, além de 10 cestas básicas. A Secretaria de Administração aponta que há algumas dúvidas dos servidores quanto ao programa, entre elas: a vigência do programa, resgate do FGTS, licença prêmio e o desconto semanal remunerado.
Fabrício explica que o prazo para que os servidores possam aderir o programa é de 90 dias, sendo esta a vigência da lei que viabiliza o programa. Em caso de resgate de FGTS, o aposentado já o recebe mensalmente; os que não são aposentados poderão sacar o FGTS a partir de 3 anos após o desligamento, conforme normas estabelecidas pela Caixa Econômica Federal. Os servidores que possuem direito à licença prêmio deverão dar entrada ao pedido do PDV e usufruir o direito da licença primeiramente, posteriormente desligar-se pelo programa. Em circunstâncias de processo judicial ainda sem parecer para o PDV, o servidor receberá o direito em dinheiro futuramente. Já em situações de DSR – Desconto Semanal Remunerado – com processo em andamento, após o acerto do processo, o servidor mesmo que desligado da Prefeitura receberá o devido valor por direito adquirido.