Sesc oferece filmes gratuitos para região

O Sesc Taubaté realiza, por meio da sua programação de cinema, ações em parceria com o Sincomércio e as prefeituras municipais, com objetivo de popularizar a linguagem e oferecer ao público acesso a filmes que estão fora do circuito comercial.
As cidades escolhidas para a região próxima a Taubaté foram Santo Antônio do Pinhal e São Luiz do Paraitinga. Todas as apresentações são gratuitas.
O primeiro filme escolhido para o município serrano de Santo Antônio do Pinhal é A Grande Beleza, filme italiano de 2013 que conta a história do escritor Jap Gambardella que é forçado a refletir sobre sua vida aos 65 anos, vendo-se frustrado por não escrever mais nada desde o seu primeiro livro de sucesso há dez anos. A vida de Jap se passa entre as festas da alta sociedade, os luxos e privilégios de sua fama. Quando se lembra de um amor inocente da sua juventude, Jap cria forças para mudar sua vida e, talvez, voltar a escrever.
Ainda nos sucessos do cinema europeu, será exibido também na cidade de Santo Antônio do Pinhal, o longa-metragem francês Contos da Noite. A trama mexe com o imaginário do espectador contando a história de uma garota, de um garoto e de um senhor idoso que, todos os dias, se encontram em um pequeno cinema abandonado. Lá dentro, os três criam histórias, escrevem, desenham e vestem fantasias. Eles criam diversas histórias mágicas passadas em uma noite onde tudo é possível.
No município de São Luiz do Paraitinga, as apresentações estão entre o nacional e o internacional com o filme brasileiro Girimunho e o britânico Uma Lição de Vida. Girimunho, que nos apresenta Batsu, uma mulher que perde o marido e busca, nos sinais do dia a dia e em suas lembranças, sentimentos que irão ajudá-la nessa transformação. Maria carrega em seu tambor as tradições de seu povo. Duas senhoras no sertão mineiro fazendo o redemoinho da vida girar.
Já o longa-metragem britânico Uma Lição de Vida, é baseado em fatos reais da história de Kimani Maruge, um queniano de 84 anos que está determinado a aproveitar a sua última chance de ir à escola. Desta forma, para aprender a ler e escrever, ele terá que se juntar a crianças de seis anos de idade.
A cidade de Taubaté receberá o filme espanhol O Artista e a Modelo. Na trama, Marc Cros é um cultuado escultor que já está aposentado há tempos. Aos 80 anos, ele vive com sua esposa Léa em um vilarejo no interior da França, próximo da fronteira da Espanha. Em pleno verão de 1943, vê sua esposa oferecer abrigo a uma espanhola fugitiva do regime de Franco. A jovem, então, passa a viver no ateliê de Cros. Pouco a pouco, ele recupera sua vontade de trabalhar novamente e passa a usar a jovem como modelo.

Santo Antônio do Pinhal
A Grande Beleza
2013, Itália, cor, 141, Classificação Indicativa: 14
Dia 14, quinta, às 20h30.
Grátis.

Contos da Noite
2012, França, cor, 84’,
Classificação Indicativa: Livre
Dia 15, sexta, às 16h30.
Grátis.
Auditório Municipal
R. Cel. Sebastião M. da Silva, 125.

São Luiz do Paraitinga
Girimunho
2011, Brasil, cor, 90’,
Classificação Indicativa: 14
Dia 14, quinta, às 19h.
Grátis.

Uma Lição de Vida
2009, Reino Unido, cor, 120’, Classificação Indicativa: 14
Dia 21, quinta, às 19h.
Grátis.
Biblioteca Municipal
R. Cônego Costa Bueno, 3.

Taubaté
O Artista e a Modelo
2013, Espanha/França, p/b, 105’, Classificação Indicativa: 14
Dia 28, quinta, às 19h30.
Grátis.
Associação Paulista de Medicina
R. Eng. Fernando de Mattos, 211.

Imagens: Divulgação
  • Cena de ‘O artista e a Modelo’
  • Filme ‘Uma Lição de Vida’