Editorial : ‘Setembro Amarelo’: ações proativas

Damos sequência ao nosso papel social de divulgar e de chamar a atenção da população para o “Setembro Amarelo” – campanha direcionada à prevenção ao suicídio.

A Faculdade Santa Cecília de Pindamonhangaba recebeu, nessa quarta-feira, dia 15, o evento oficial de lançamento da campanha.

Idealizado pela prefeitura, por meio do Caps – Centro de Atenção Psicossocial – da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da Fasc, o encontro recebeu dezenas de pessoas, com o intuito de debater a temática deste ano que foi “Por onde anda seu sorriso?”.

Uma excelente oportunidade para um debate pluralizado já que, além do público geral, participaram líderes religiosos: hare krishnas, umbandistas, católicos, espíritas, evangélicos, budistas, candomblecistas e ciganas, entre outros. O moderador da mesa foi o psiquiatra Eduardo D´Angelo Mimesse.

O evento faz parte das ações municipais de prevenção ao suicídio, visando a contribuir para a redução dos índices que são elevados: mais de 13 mil suicídios são registrados todos os anos no Brasil e mais de um milhão no mundo.

A Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, organiza nacionalmente, desde 2014, o “Setembro Amarelo” – com o objetivo primordial de conscientizar as pessoas a respeito da valorização da vida – essa campanha precisa do seu apoio e de toda a sociedade. Participe! Envolva-se! Faça parte!