“Setembro Amarelo” mobiliza população na Praça Monsenhor Marcondes

Colaborou com o texto:
Bruna Silva

Na manhã da última quinta-feira (5), na Praça Monsenhor Marcondes, a Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba, por meio do Caps, realizou uma mobilização para a conscientização sobre depressão e suicídio. “Setembro Amarelo” é a denominação do evento, busca dar mais visibilidade sobre transtornos mentais, especialmente a depressão que em casos de maior gravidade, culmina no suicídio. A ação no centro de Pindamonhangaba contou com troca de informações, por meio da panfletagem. E houve também orientações sobre onde ou como procurar ajuda especializada.
“É um evento de saúde mental do município e de valorização da vida. Nós decoramos a praça com balões amarelos para sensibilizar a população para a causa. Essa ação é importante, porque podemos assim conversar com as pessoas sobre o tema, e elas estão comentando e procurando se informar melhor. Nossa intenção primordial, é conscientizar que a depressão é uma doença e precisa de tratamento adequado”, declarou a articuladora de Saúde Mental, Caroline Alen Rosolem.
Na terça-feira (10), a programação continua com um encontro com líderes religiosos, às 18 horas, no Senai, para discutir o tema. O evento é aberto e contará com representantes do budismo, espiritismo, catolicismo, entre outras. Também haverá a participação do psiquiatra da rede pública.
A ação em Pindamonhangaba contou ainda com o apoio do CVV (Centro de Valorização da Vida), aqueles que sentem a necessidade de buscar ajuda podem ligar 188 ou entrar em contato pelo site www.cvv.org.br.