Setor Rural encerra terceiro trimestre com planejamento em dia nas estradas municipais

A Secretaria de Governo e Serviços Públicos da Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do Setor Rural, está encerrando o ciclo de atendimento das demandas do terceiro trimestre deste ano com a realização de várias ações de drenagem em diversas estradas rurais.
Com trabalho iniciado logo no primeiro dia de janeiro, o Setor Rural vem atuando com uma programação com exatidão em seu cronograma, dividindo suas ações em quatro períodos de acordo com a estação climática e pluviométrica.
“Dividimos nossa atuação em quatro períodos trimestrais, em que cada uma das divisões compreendem uma etapa do processo de manutenção e conservação de estradas rurais”, explicou o diretor de Agricultura, Thiago Gonçalves.
De janeiro a março o foco é o atendimento de urgência e emergência, priorizando as rotas de leite, comunidades rurais de polos produtores de alimentos, linha de ônibus rurais e transporte escolar. De abril a junho, os atendimentos estão voltados para o reparo pontual dos trechos que apresentaram problemas no primeiro trimestre, tratando o problema na causa e possibilitando melhor durabilidade para menor intervenção no futuro, além dos serviços de conservação, como roçadas e recomposição de leito carroçável.
Já no terceiro trimestre, época da estiagem que compreende os meses de julho a setembro, os serviços de drenagem são programados para anteceder o período chuvoso que se inicia no quarto trimestre, de outubro a dezembro, quando as ações são voltadas para os serviços de cascalhamento e serviços integrados com a Defesa Civil para atendimento de queda de barreiras e obstrução de passagem.
“Agindo assim, estamos conseguindo responder com mais agilidade as demandas da população e da comunidade rural”, acrescentou o diretor de Agricultura Thiago Gonçalves, responsável pelas obras rurais e pavimentação.
Manutenção – O setor rural informou que na última semana foram realizados os serviços de conservação nas estradas municipais Cláudio Ferreira de Macedo, Morro Azul, Massain, Bicas e do Pinga.

  • Créditos da imagem: Divulgação