Simulado do Enem é adiado para o dia 3 de setembro

O início do terceiro simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi adiado para o dia 3 de setembro, devido ao calendário dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A previsão era que a prova fosse realizada neste final de semana.

O simulado, promovido pelo governo federal, destina-se a quem está se preparando para o Enem. Para participar, basta se cadastrar no site Hora do Enem http://horadoenem.mec.gov.br/. Os estudantes têm quatro horas para resolver 80 questões.

Esta edição traz algumas novidades, entre elas, 75% das questões serão inéditas. Nos últimos simulados, a maioria das questões era de provas anteriores do Enem. Além disso, agora os estudantes que fizerem as provas pelo smartphone terão acesso ao posicionamento no ranking de todos os alunos que selecionaram o mesmo curso. Antes, os alunos apenas eram informados se alcançaram ou não a nota de corte e quanto estavam distantes de serem aprovados no curso que escolheram.

Na terceira edição, com a proximidade do Enem, que será nos dias 5 e 6 de novembro, a expectativa é que o número de acessos aumente. Até a próxima semana, será definido o período em que o terceiro simulado ficará disponível. O primeiro simulado foi realizado nos dias 30 de abril e 1º de maio e repetido nos dias 7 e 8 de maio, e o segundo ficou disponível de 25 de junho a 3 de julho.

Está previsto ainda um quarto simulado, que será disponibilizado a partir do dia 8 de outubro. Os últimos exames serão no mesmo formato do Enem e terão dois dias de duração. Não haverá simulado da redação.

Imagens: Divulgação
  • A previsão era que a prova fosse realizada neste final de semana