Sindicato dos Metalúrgicos fará quatro dias de plantão sobre processo da Confab

Nesta quarta-feira (18), terá início o plantão de quatro dias do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba-CUT para consultas ao mais longo processo judicial da entidade, que existe desde 1991 e envolve cerca de 2.100 funcionários da Tenaris Confab. A assembleia será no domingo (22), no Sindicato Rural.
A ação envolve trabalhadores das unidades Confab Tubos, Confab Equipamentos e Tenaris Coating (antiga Socotherm) que trabalharam em situações de periculosidade e insalubridade e que foram contemplados na sentença e acórdão dos processos 650/1991, 651/1991 e 466/2005.
A partir de quarta-feira, uma listagem com os nomes será disponibilizada na sede do sindicato e um plantão para consultas será feito pelo Departamento Jurídico por quatro dias, de hoje até sábado (21), das 9 às 17 horas. É importante que o trabalhador leve a carteira de trabalho.
Em nome dos comitês sindicais das Confabs, o presidente Renato Mamão, afirmou que há muitos anos a entidade luta para concluir esse processo. “Várias gestões já passaram pelo sindicato sem conseguir uma solução. Foi muito difícil fazer com que o acordo abrangesse funções que a fábrica estava relutante em incluir como determina a sentença. Finalmente temos uma proposta que pode ser apresentada para o trabalhador. Queremos conduzir essa assembleia da forma mais transparente possível”, disse.
A assembleia do processo será no domingo (22), a partir das 12 horas, na sede do Sindicato Rural – rua Doutor Frederico Machado, 65, na mesma rua do Sindicato dos Metalúrgicos. A assembleia será restrita aos envolvidos, que deverão apresentar documento de identificação.