Sindicato Rural realiza palestra gratuita sobre produção láctea

O especialista em Sistema Intensivo a Pasto com Suplementação (Sips), Wagner Beskow, trará a experiência adquirida na Nova Zelândia, maior exportador de lácteos do mundo, para o Vale do Paraíba. Na próxima segunda-feira (17), às 19 horas, ele realizará uma palestra gratuita, no Sindicato Rural de Pindamonhagaba, sobre o sistema de produção que busca a máxima eficiência econômica aliada ao embasamento técnico para manutenção de exigência nutricional para o gado de padrão Holandês, de alto potencial produtivo.
O Sips visa o máximo desempenho dos animais em pastoreio, objetivando que as vacas em lactação tenham o máximo de consumo diário do que há de melhor em uma planta forrageira, a lâmina foliar verde. O uso de um concentrado de qualidade é indispensável neste sistema, e possibilita que a produção vá além do volume conferido pelo consumo do pasto. A partir disso, o palestrante traz a experiência do sistema de produção neozelandês, posto que vem desenvolvendo um trabalho nos três estados do Sul brasileiro, onde, recentemente, foi criado a Aliança Láctea Sul, com o objetivo de se tornarem exportadores de produtora lácteos. Todo o sistema de produção é aliado a políticas públicas para promover maior competitividade no mercado internacional.
Sobre o palestrante
Wagner Beskow é engenheiro agrônomo formado pela UFPL, com mestrado e doutorado (PhD) em manejo de sistemas pastoris pela Massey University (Nova Zelândia), reavaliados pela Esalq/USP e UFPEL. É ex-professor da UFPEL (Gestão Agroindustrial) e URI (Administração Rural e Agronegócio) e ex-pesquisador da CCGL TEC (antiga Fundacep). Foi revisor científico do Journal of Dairy Science (EUA).
Atualmente é pesquisador, consultor e sócio-administrador da Transpondo. É criador do Sips (Sistema Intensivo a Pasto com Suplementação) que vem sendo usado com sucesso em todo Brasil.

  • Tema da oficina de Wagner Beskow abordará produção láctea