Editorial : Sobre a vacina contra a Covid-19

O novo coronavírus é uma emergência de saúde pública de âmbito internacional e já fez milhares de vítimas em todo o planeta. Diante desse cenário, torna-se urgente o desenvolvimento de uma vacina que possa ser disponibilizada rápida e globalmente.

Atualmente, o cenário global de pesquisa de uma vacina contra a Covid-19 contempla 131 produtos candidatos, das quais dez se encontram em fase clínica de desenvolvimento, ou seja, sendo testadas em adultos saudáveis. As demais 121 vacinas estão em fase pré-clínica, muitas já em estudo experimental em modelos animais.

Apesar das novas plataformas, a produção de uma vacina contra a Covid 19 ainda apresenta desafios. O desenvolvimento de uma nova vacina é um processo demorado e caro, requerendo um novo paradigma pandêmico, com um início rápido e várias etapas executadas em paralelo, antes da confirmação de um resultado bem-sucedido da etapa anterior, o que resulta em risco financeiro elevado.

O atual esforço global para a pesquisa e o desenvolvimento de vacinas em resposta à pandemia de Covid-19 é sem precedentes, em termos de escala e velocidade. Devido à urgência, há uma possibilidade de que as vacinas possam estar disponíveis, sob uso emergencial ou protocolos regulatórios semelhantes, em 2021.

Por fim, a chegada das prometidas vacinas também será um teste da Humanidade, pessoal e coletiva. Países, instituições e empresas cumprirão suas promessas de acesso “justo e igualitário” aos imunizantes? Ou cederão ao “nacionalismo vacinal” ou à “força do mercado”? Governos nacionais e locais assegurarão uma distribuição e alocação racional e eficaz das doses que obtiverem, ou as usarão como instrumentos políticos?

São questões que devem ser observadas nos próximos meses por todos nós.