Sobre o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito foi lançado em agosto de 2015. É um programa que tem como principal objetivo reduzir pela metade as vítimas fatais no trânsito no Estado até 2020. É inspirado na “Década de Ação pela Segurança Viária” estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o período de 2011 a 2020.
O comitê gestor é coordenado pela Secretaria de Governo e composto por mais oito Secretarias de Estado: Casa Civil, Segurança Pública, Logística e Transportes, Saúde, Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Transportes Metropolitanos, Planejamento e Gestão – por meio do Departamento Estadual de Trânsito – Detran-SP, responsáveis por construir um conjunto de políticas públicas para a redução de vítimas de acidentes de trânsito no Estado.
Para que a meta de redução de 50% no número de vítimas fatais em decorrência de acidentes de trânsito seja alcançada, o governo vem intensificando esforços em atividades voltadas à educação no trânsito, segurança das vias e veículos, além de gestão nas respostas para acidentes.
O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito acontece também com o envolvimento da sociedade civil a parceria técnica da Consultoria Falconi e a parceria estratégica do Centro de Liderança Pública – CLP.
As empresas engajadas são – Ambev, Abraciclo, Arteris, Banco Itaú, Porto Seguro, Optas e Grupo Ultra. Dentre os apoiadores, a Ambev, por exemplo, investe em tecnologia e treinamento para garantir a segurança de seus funcionários, que trabalham em uma frota de mais de 12 mil veículos, entre motocicletas, carros e caminhões. Já a Arteris possui o Projeto Escola, que, ao longo de 15 anos, já beneficiou mais de 269 mil alunos de 545 escolas da rede pública de ensino. Essa iniciativa parte da premissa que a educação é o melhor caminho para humanizar o trânsito, torná-lo mais seguro e criar condições para o respeito à vida em nossas estradas e cidades. Ele envolve alunos do ensino infantil, fundamental e médio e EJA (Educação para Jovens e Adultos) de 132 municípios vizinhos às estradas administradas pela Arteris.

Imagens: Eduardo_Saraiva
  • Lançamento do programa, em agosto de 2015