Editorial : Sobre o Plano Conservador da Mantiqueira

Promover a restauração florestal de espécies nativas da Mata Atlântica, em mais de um milhão de hectares na Serra da Mantiqueira, utilizando o mecanismo de PSA (Pagamentos por Serviços Ambientais) é o principal objetivo do Plano Conservador da Mantiqueira.

Para tratar deste e de outros assuntos ligados à temática, representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Departamento de Agricultura de Pindamonhangaba se reuniram com funcionários, representantes de conselhos e membros de entidades afins.

O PSA é uma ferramenta que busca a proteção dos serviços ecossistêmicos e ajuda na conservação e no manejo adequado por meio de atividades de proteção e de uso sustentável, tendo como base o princípio “provedor-recebedor”. Isto é, vai além de cobrar multas de quem polui: beneficia quem presta serviços ambientais.

A proposta é que produtores e propriedades rurais participantes de Pindamonhangaba recebam incentivo financeiro.

Ao aderir ao plano, o município terá um grande ganho em proteção ambiental e em incentivo aos proprietários, principalmente nas áreas rurais.

Entre os objetivos específicos do plano estão melhorar a capacidade de produção dos serviços ambientais, como a água, a conservação do solo, a biodiversidade e a manutenção da paisagem; além de melhorar a capacidade de resiliência dos municípios para enfrentar os danos causados pelas mudanças climáticas.