Sociais: Momentos marcantes do Feste 2018

“Resistência, luta, persistência, perseverança, valorização, afeto, cultura, teatro, pungência, humano, arte, apoio, debate, crítica, crítico, encontro, história, memória, busca, política, público, inventivo, verba, diversificação, formas, conteúdos, popular, formação, olhar… São algumas das palavras que permearam esse 39° Feste. É com esse sentimento de conquista que encerramos mais uma edição. Ouvimos de todos os grupos: ‘Que bom que o festival ainda existe; É uma honra e um desejo realizado participar desse festival tão importante para o país; Em tempos de um desmonte que a cultura tem vivido nesse país, ver esse festival tão bem cuidado e de tantos anos é para se aplaudir de pé; Como sempre fomos muito bem recebidos em Pinda por todos; Cuidem desse festival, olhem e protejam esses artistas e fazedores de teatro de Pinda, poder público continue de mãos dadas com eles’. Eu digo que é uma vitória sim e com certeza não deixaremos esse festival morrer. Estamos de olhos abertos e coração mais ainda. São 39 edições e que os 40 sejam brindados com o bom vinho de Dionísio e por que não de Diógenes? De Diógenes a Dionísio esperamos vocês para brindarmos novamente com muito teatro. Evoé Feste! Vida longa! Foi um prazer estar com vocês!” (Victor Narezi, júri de seleção e mediador dos debates)

 

“SEM TÍTULO O Feste acabou! Nesses 11 dias, embarcamos nessa viagem. Não. Não foi A VIAGEM DE PEDRO MALASARTES! Foi a viagem para dentro do nosso imaginável. Saímos da nossa CAIXA e fomos de certa forma em busca do nosso ELDORADO. Assim como o INCANSÁVEL DOM QUIXOTE, montamos nosso Rocinante e partimos rumo à magia do teatro. Driblarmos as MAROSCAS no caminho, deparamo-nos com situações inusitadas; URUBUS NO AR, BICHOS VERMELHOS, todos frutos da nossa CABEÇA OCA. Durante essa jornada, uma breve parada na FOLIA NO TERREIRO DE SEU MANÉ PACARU, afinal de contas ninguém é de ferro. AEROPLANOS fizeram voos rasantes sobre nossas cabeças, mas sobrevivemos, e quando apeamos, encontramos personagens antagônicos, fortes incríveis como ANTÍGONAS, LISÍSTRATA-S, VANESSA E VIRGÍNIA, LUIS ANTONIO- GABRIELA, CORA, A DOCE POESIA e CORIOLANO. Se você achou esse texto SUPER TOSCO, é porque não vivenciou os espetáculos do 39º FESTE e com certeza perdeu entre outros, O MAIOR MENOR ESPETÁCULO DA TERRA. Afinal das contas, A VIDA É SONHO, é CANTOS E CONTOS PARA SONHAR! Vida longa ao FESTE!!!”
(Nilza Mayer, atriz e arte-educadora)

  • (Victor Narezi, júri de seleção e mediador dos debates)
  • (Nilza Mayer, atriz e arte-educadora, acompanhou a maioria dos espetáculos)
  • O Feste é uma realização da Prefeitura de Pindamonhangaba - representada pelo secretário de Educação e Cultura, professor Júlio Valle, e pelo diretor de Cultura, Alcemir Palma, que junto às suas equipes, cuidaram de cada detalhe para que a 39ª edição do Festival Nacional de Teatro de Pindamonhangaba continuasse sendo um lugar de debate de ideias, de descoberta de talentos e de democratratização do acesso à cultura