Vanguarda Literária : SOMOS TODOS BAOBÁ

Mais uma vez, o mundo cultural taubateano e do Vale do Paraíba, terá a oportunidade de assistir a um expressivo espetáculo, denominado BAOBÁ 4- BANTU, no Teatro Metrópolis, na capital universitária do nossa privilegiada região.
Esse grandioso evento é oriundo do movimento cultural BAOBÁ, o qual é muito mais do que isso: trata-se de uma ideologia que congrega negros de diferentes idades, religiões, graus de escolaridade, para mostrar e reafirmar ao nosso povo o valor da nossa diversidade étnica, cultural e religiosa, o valor e importância da África na História da Humanidade e, de uma maneira especial, o protagonismo do negro na formação cultural e social de Taubaté. Cada componente desse excelso e importante movimento incorpora a identidade BAOBÁ. Portanto, ser BAOBÁ é respeitar a diversidade étnica, cultural e religiosa do nosso país, é conhecer a história que a história não conta, é estar antenado com a nossa ancestralidade, com a “mamma” ÁFRICA onde a História Humana começou, é ser solidário e nobre, é ter grandeza de sentimentos, virtudes tão em falta nos dias atuais.
Neste ano de 2019, com o brilho que merece, acontece o espetáculo BAOBÁ-4 – BANTU homenageando, dessa vez,o povo BANTU, homenagem justa e digna a um povo que formou o contingente maior (75%) dos africanos escravizados no Brasil. Triste diáspora que mancha a nossa História!
Aqui, cabe uma indagação: quem idealizou e realizou esse evento maravilhoso e hasteia a bandeira dessa ideologia libertadora, resgatadora e importante, já na sua 4ª edição, reunindo uma legião de quase duas centenas de grupos de congada, capoeira,orquestra de berimbau, dança do coco, escolas de samba, canto coral, além de artistas do mais alto quilate como a cantora lírica Mere Oliveira, o extraordinário dançarino Fausto André e a cantora Cecília Militão? A grande idealizadora, autora, produtora e realizadora dos espetáculos BAOBÁ 1 (2016), BAOBÁ 2 (2017), BAOBÁ 3 (2018) e do BAOBÁ 4 a ser realizado no dia 5 de dezembro, do ano em curso, no Teatro Metrópolis, é a carismáticae competente Professora-Doutora SONIA PEREIRA RIBEIRO, Docente do Departamento de Comunicação da UNITAU e da PUC-SP, taubateana ilustre, pesquisadora da História de Taubaté e da Cultura Africana, tendo realizado importantes estudos no Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo. Tenho a elevada honra de privar da sua fiel amizade, há anos, sei do elevado valor dessa mulher marcante, filha de um ser humano que marcou a História de Taubaté: o Mestre JAÚ, cognominado “O Príncipe Negro”, o qual, entre outros feitos, deixou o seu nome como grande compositor de Música Popular, e da querida e simpática DONA LOURDES, a presidente do Conselho de Idosos e ‘Presidente de Honra’ do BAOBÁ. A professora Sônia, ou simplesmente SÔNIA, como a chamamos, espalha luz por onde anda, contagia a todos,, consegue o grande feito de agrupar em torno de si, diferentes pessoas, entidades e grupos culturais para a realização desse projeto que honra a Cultura Brasileira. Todos trabalhando a custo zero, mostrando a importãncia da solidariedade que se manifesta também no preço do ingresso: duas caixas de sabão em pó, para serem distribuidos equitativamente às casas de caridade de Taubaté. Que exemplo! Tudo em nome da Cultura e da Solidariedade Humana! Se a Grande Mídia, em especial, os ditos importante canais abertos de TV, que afundam no mar do sensacionalismo, da mediocridade e da falta de visão cultural, estivessem comprometidos com a cultura no nosso sofrido país, certamente, dariam um destaque merecido à causa BAOBÁ. Para alegria nossa, BAOBÁ chama atenção além-horizontes: a festejada Professora-Doutora Sônia, “anima et cuore” desse movimento, já recebeu convites de paíse europeu, como: França, Alemanha, Inglaterra, só para citar alguns, para apresentar palestras sobre o seu dignificante trabalho.
“Sempre em frente”, como dizes, querida amiga, ‘Princesa de Ébano’, abençoada pelo teu caráter, pela tua capacidade e pelo teu labor; princesa que aprendemos a amar ao longo dos anos ! Hosanas!!!