Editorial : Sorria, sempre!

O Dia Internacional do Riso – 18 de janeiro – foi criado em 1995 pelo médico indiano Madan Kataria. Ele criou um movimento terapêutico com a finalidade de curar a depressão sem precisar de remédios. Além disso, o método começou a ser comemorado para celebrar a paz mundial, levando para o mundo mensagens de fraternidade e amizade através da risada. Esse movimento foi chamado de Yoga do Riso e até hoje conta com a participação de milhares de pessoas, estando em mais de 105 países.

E parece que esse dia cabe bem no mês de janeiro, já que a risada é uma maneira de auxiliar na prevenção de doenças, trazer sensação de bem-estar e até mesmo auxiliar o organismo a realizar suas atividades diárias.

Segundo especialistas, o riso manda uma mensagem para o cérebro produzir endorfina. Quanto mais intensa for a sensação, maior será a produção desse hormônio, que é conhecido por ser o da felicidade.
Muitos hospitais utilizam a terapia do riso para melhorar o humor dos pacientes e reduzir as dores. Um dos grupos mais conhecidos atualmente são os palhaços participantes dos Doutores da Alegria. O grupo vai para o quarto de pacientes com o intuito de levar a alegria para os doentes que estão internados e suas famílias.

A data pode ainda ser um lembrete para propor uma questão importante: você tem sorrido ultimamente? Quando damos risada, nosso cérebro libera serotonina e endorfina, hormônios responsáveis por gerar sensações de bem-estar, prazer e alegria. Além disso, esse hábito pode trazer diversos benefícios sociais e para a saúde.

Só tem coisa positiva, acho que não tem contraindicações. É um demonstrativo externo de um bem estar subjetivo, ou uma reação espontânea a um estado de contentamento interno. Socialmente, sorrir pode demonstrar empatia, acolhimento, respeito e reciprocidade. É algo que mesmo com a máscara facial podemos exercer com os nossos olhos, para transmitir esta interação.

Claro que temos problemas, mas também temos aspectos positivos, mesmo nos dias mais difíceis.
Seja positivo e resiliente. Sorria!