SP inicia campanha de testagem de HIV no Estado

Campanha “Fique Sabendo”, mobiliza cerca de
600 municípios durante toda esta semana;
expectativa é ofertar 350 mil exames e testes.

A Secretaria de Estado da Saúde deu início na segunda-feira (27), à Campanha de Testagem “Fique Sabendo”, que incentiva a prevenção por meio da realização de testes de HIV, sífilis, exames e ações de conscientização.
Cerca de 350 mil exames serão ofertados por meio da mobilização dos 597 municípios que participam da décima edição da campanha, realizada anualmente por meio do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP. As atividades serão desenvolvidas por 597 cidades, até o dia 2 de dezembro.
No decorrer da semana, serão disponibilizados 150 mil testes rápidos de HIV, 150 mil testes rápidos de sífilis, 25 mil exames convencionais de HIV e outros 25 mil exames convencionais de sífilis.
Neste ano, mais de 4 mil unidades de saúde participarão da campanha, que também abrange ações extramuros feitas em parceria com outras entidades, como ONGs locais, tendo em vista a disseminação de orientações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento. Em todo estado, 217 municípios abrirão as portas de suas unidades ou realizarão ações extramuros nos finais de semana que antecedem e/ou sucedem o Dia Internacional de Luta contra a Aids, 1º de dezembro.
Mais de 5,1 milhões de materiais informativos e de divulgação foram distribuídos pelo Estado, como folders e cartazes sobre a importância das testagens de HIV e sífilis, instruções referentes à disponibilização e uso de preservativos, bem como sobre testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C.
Saiba onde fazer o teste no site : www.crt.saude.sp.gov.br ou pelo Disque DST/Aids-SP: 0800 16 25 50.