Suspense, alegria e emoção na premiação do Concurso Cultural “Tribuna Nossa de cada Dia”

Com o Teatro Galpão lotado de pais, alunos, gestores e professores foi realizada a solenidade de premiação do Concurso Cultural em celebração aos 135 anos do jornal Tribuna do Norte. O evento aconteceu na última quinta-feira (8), e recebeu, além de familiares, os empresários que doaram os prêmios, convidados e autoridades locais.
A ação, que envolveu alunos e educadores das escolas municipais e estaduais (Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e EJA – Educação de Jovens e Adultos), recebeu 296 trabalhos nas cinco categorias participantes: desenho, redação, poemas, memórias literárias e imagem fotográfica. Os três primeiros lugares de cada categoria foram premiados. Os trabalhos foram julgados pela APL – Academia Pindamonhagabense de Letras.
“O concurso cultural promoveu um resgate muito positivo da nossa identidade enquanto cidadãos de uma mesma cidade e isso tornou mais fascinante o movimento das nossas professoras e dos nossos alunos na produção de materiais para participação”, disse o secretário de Educação e Cultura Júlio Valle.
Para a diretora Regional de Educação, Gicele de Paiva Giúdice, a mobilização que o concurso promoveu nas escolas foi gratificante. “Ver os estudantes empenhados e interessados em participar de um projeto de um jornal centenário é um marco e ficamos contentes de poder, de alguma forma, também fazer parte da história da Tribuna neste momento”, destacou ela.
A estudante do Ensino Médio na escola José Aylton Falcão, Jéssika da Costa Diniz foi a campeã na categoria Fotografia. “É uma honra pra mim. Mais importante do que ganhar o prêmio material, minha felicidade é saber que a foto que eu fiz vai ilustrar a capa do jornal e, futuramente, poderei mostrar para meus filhos. De alguma forma, eu agora me sinto parte do jornal e isso é muito legal”, afirmou a aluna.
A iniciativa envolveu ainda universidades que têm o curso de jornalismo na grade curricular, e, até o dia 10 de julho – aniversário de Pindamonhangaba – universitários de instituições parceiras irão colaborar com matérias especiais sobre Ciência e Tecnologia.
Para o prefeito Isael Domingues, presente ao evento, em momentos de dificuldade e de crises é preciso “quebrar o óbvio” e se reinventar para continuar a difundir a cultura de um lugar, sendo fiéis à missão de educar cidadãos criativos, críticos e responsáveis. “A nossa palavra de ordem é: ‘quebre o óbvio’ e saia do lugar comum. E foi isto que vimos aqui: alunos, gestores, professores e familiares engajados e participantes. Parabéns a todos!”
O aniversário de 135 anos do jornal Tribuna do Norte foi nesse domingo (11).

Imagens: Divulgação
  • Projeto Guri fez a abertura da solenidade
  • Categoria Desenho: José Adelino Nascimento - Escola Odete Corrêa Madureira
  • Categoria Redação: Daniel Rosário da Silva - Escola Mário A. Bonotti
  • Categoria Poema e Trova: Ludimili dos Santos - Escola Deputado Claro César
  • Categoria Fotografia: Jéssika da Costa Diniz - CAIC
  • Memórias Literárias: Emilly Rodrigues (representante) - Escola Alexandrina Gomes
  • Em comemoração aos 135 anos do Jornal Tribuna do Norte, os servidores da Fundação Dr. João Romeiro, mantenedora do jornal, foram recebidos no gabinete do prefeito Isael Domingues, na segunda-feira (12). Na ocasião, o prefeito falou sobre a importância da publicação para o município e agradeceu o trabalho e dedicação da equipe de servidores.