Teatro Galpão foi palco de premiação à modalidade poética trova

Realizada na noite de sábado (27), no Espaço Cultural Teatro Galpão, a festa de premiação aos vencedores dos concursos: XXIX Nacional/Internacional de Trovas de Pindamonhangaba e XXVJuventrova (concurso estudantil da modalidade).
O evento reuniu trovadores veteranos, estudantes iniciantes na modalidade, professores e demais amigos da trova em agradável culto à essa extraordinária modalidade poética dos quatro versos setissílabos.
Convidados a compor a mesa estiveram: secretário de Cultura e Turismo, Alcemir José Ribeiro Palma (representando a administração municipal); professora Lóris Frasinelli (representando as escolas participantes); trovador Elias Pescador (representando a UBT-Seção São Paulo); trovadora Maria Inez Fonte Ricco ‘Mifori’ (representando a UBT- Seção São José dos Campos) e o trovador Maurício Cavalheiro (representando a UBT-Seção Pindamonhangaba).

Concurso Nacional

Dando sequência à solenidade, o presidente da UBT-Pinda, José Valdez de Castro Moura deu início à premiação pelo tema regional “Noite”, aberto à participação de trovadores locais, cidades do Vale do Paraíba, região serrana e do litoral Norte. A premiação seguinte, pelo tema “Manhã”, destinado a trovadores de outras cidades paulistas, demais estados e de países de língua portuguesa, foi simbólica, só com a citação dos nomes dos laureados (premiados não puderam comparecer).
Para ambos os temas houve 15 premiações, sendo 5 menções especiais, 5 menções honrosas e 5 vencedores. Houve mais três premiações para a categoria Novatos, somando um total de 33 premiações. Os nomes dos premiados e suas respectivas trovas, inclusive pelo Juventrova, foram publicadas neste jornal em sua edição do dia 24 último.
O concurso Nacional e Internacional de Trovas de Pindamonhangaba completará no próximo ano sua 30ª edição.

Juventrova completou 25 anos

Este ano em sua 25ª edição, o tema do Juventrova foi a palavra “família”. Participaram 19 escolas, foram enviadas 682 trovas e deste número, 35 foram escolhidas para a premiação de seus autores com medalhas, diplomas e brindes. As escolas receberam troféu de participação.
Aberto a estudantes de Pindamonhangaba e de escolas da região subordinadas à Diretoria de Ensino neste município, o destaque deste ano foi a participação da Escola da Unidade Prisional Feminina II, que é vinculada à Escola Estadual Comendador Teixeira Pombo, de Tremembé.
A trova premiada desta unidade escolar foi a de Thais Stefani B. de Oliveira, aluna que está cursando o EJA – Ensino Médio. Representando a Thais, esteve uma comissão formada pela diretora da escola vinculadora da referida unidade prisional, Maria Lúcia Bertolino; vice-diretor Tiago Bueno; representante da unidade e diretora do CTE – Centro de Trabalho e Educação da Penitenciária Feminina II, Daiane Roberta, e a professora da estudante laureada, Kátia Ferreira de Matos.

Com a palavra

Nesta festa de premiação o culto não foi somente à modalidade poética trova, contou com a brilhante palestra da professora escritora Juraci de Faria sobre a questão do acesso inapropriado das crianças e adolescentes à internet.
Outro momento de motivação à realização do evento foi os pronunciamentos de gratidão da diretora do Centro de Trabalho e Educação da Penitenciária II, Daiane Roberta, que leu uma mensagem enviada pela aluna premiada (veja texto nesta página); e da professora da escola da Unidade Prisional, Kátia Ferreira Matos.
Ao encerramento o trovador Elias Pescador da UBT- Seção de São Paulo elogiou o concurso destinado aos estudantes e revelou que certame seguindo os mesmos moldes fora adotado na capital paulista, também com a denominação Juventrova.
Também se pronunciaram: secretário de Cultura e Turismo, Alcemir José Ribeiro Palma; professora Lóris Frasinelli; trovadores Maria Inez Fonte Ricco ‘Mifori’ (UBT- Seção São José) e Maurício Cavalheiro (UBT-Seção Pinda). Coube ao presidente da UBT-Seção Pinda, José Valdez encerrar a agradável noite em que a trova foi ao teatro.

 

Carta de agradecimento

Primeiramente agradeço a Deus por esta graça alcançada.
Eu já tive muitas faltas disciplinares e através da insitência da direção para que eu me matriculasse na escola, vejo minha vida neste lugar sendo transformada. Se eu soubesse dos benefícios que a escola iria me trazer, teria procurado antes!
Na escola me sinto livre!
Agradeço à professora Kátia que nos ajudou a participar do concurso, sempre com palavras e ações de motivação, nos ensinando e nos fazendo acreditar que é possível! Lembro-me quando a professora me disse que era possível vencer. E eu acreditei nisso, e fiz vários textos, até que este foi aprovado.
Estou muito feliz!
É gratificante perceber o empenho de todos, professores e a equipe da unidade prisional, investindo e acreditando em nós. Acreditando que é possível.
Iriei me empenhar agora para participar do concurso de redação do DPU. Quero trazer este prêmiopara honrar todos nós.
Muito obrigada!

Thais Stefani B. de Oliveira

  • Alunos de 19 escolas foram laureados no XXV Juventrova
  • Comissão da Unidade Prisional Feminina de Tremembé prestigiou a solenidade representando uma aluna daquela unidade, vencedora do concurso
  • Secretário de Cultura e Turismo e a palestrante, escritora Juraci de Faria, a cultura na festa de premiação
  • Troféus, medalhas, certificados e brindes foram entregues aos vencedores do XXV Juventrova e XXIX Concurso Nacional de Trova