Teatro Galpão sedia “I Encontro de Setembro Azul em Pindamonhangaba”

Colaborou com o texto: Dayane Gomes
***
Amarelo e verde, este mês também tem tom azulado. Por isso, o Teatro Galpão receberá nesta quinta-feira (27), a partir das 19 horas, um evento dedicado à conscientização da acessibilidade e à comemoração das conquistas de portadores de surdez. O “I Encontro de Setembro Azul em Pindamonhangaba” será uma noite de conversa e apresentações que envolvem a temática.
A ocasião conta com a organização do professor Rauf Di Carli, pedagogo especialista no Atendimento Educacional Especializado (AEE) que trabalha na Rede Municipal de Ensino de Pindamonhangaba. O “pai” do evento será o responsável pelo início das atividades com uma exposição verbal de “Recordações sobre Movimentos Históricos dos Surdos”.
A programação terá continuidade com exibições abrangentes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da Educação Inclusiva para Surdos. Sequencialmente, se apresentarão os projetos: “Teatrando em Libras” da profª. Fátima Lemos, “Libras Diária” e “As mãos que encantam” da profª. Érika Fernanda Cândido.
O encontro referente ao “Setembro Azul” ainda possuirá depoimentos de um deficiente auditivo e de uma filha ouvinte de pais surdos (Children of Deaf Adults – Coda). Sendo assim, o encerramento se resumirá em uma peça teatral desenvolvida por Rauf Di Carli e Flávia Lotufo com aspectos de reflexão sobre a inclusão e as batalhas da comunidade surda.

  • Evento refletirá conquistas de deficientes auditivos no ponto cultural de Pinda