Editorial : Tecnologia a serviço da saúde

Facilitar o diagnóstico de coronavírus. Este é um dos objetivos do aplicativo que a cidade de Pindamonhangaba começa a fazer uso.

A ferramenta de apoio auxilia médicos na formatação de diagnósticos diferenciais, facilitando a implantação de medidas cautelares de prevenção epidemiológica e riscos à saúde do paciente.

O estudo é resultado da união de esforços de pesquisadores da FEA-USP e da FIA (Fundação Instituto de Administração) em relação ao combate ao novo coronavírus (Covid-19), considerado um dos maiores desafios mundiais da atualidade.

De acordo com os coordenadores da iniciativa, a utilização da ferramenta por médicos, hospitais, UBS, UPAs e demais serviços de saúde, será gratuita.

Sempre vale ressaltar que trata-se de uma ferramenta de apoio diagnóstico, que visa a aumentar os percentuais de acerto dos diagnósticos clínicos e radiológicos; mas não substitui diagnóstico laboratorial existente e nem confirma ou deixa de confirmar a infecção por coronavírus. De qualquer forma, um auxílio muito bem-vindo.

Pindamonhangaba será a primeira cidade da região a utilizar essa tecnologia, que prevê resultados mais rápidos a partir de práticas inovadoras.

Também é válido ressaltar que a melhor prevenção ainda é o distanciamento social e o uso de máscara.

Mais uma vez, reforçamos: Se possível, fique em casa. Proteja você e quem você ama!