Tecnologia da Informação: Anhanguera oferece quatro opções de cursos online

A transformação digital está tomando conta das empresas e a demanda pode chegar a 70 mil profissionais por ano

A Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) afirma que o mercado de tecnologia da informação e comunicação movimentou R$479 bilhões em 2018, tornando-se um dos mais promissores segmentos profissionais da atualidade. É também da Brasscom a informação de que haverá investimentos de 345,5 bilhões em “tecnologias de transformação digital” para o período entre 2019 e 2022, com ritmo de crescimento de 19,3%.
A expectativa para o setor é positiva, com demanda de até 70 mil profissionais por ano – de acordo com a Brasscom– mas, o déficit de desenvolvedores pode chegar a 264 mil nos próximos anos.
Uma pesquisa recente conduzida pelo LinkedIn Brasil mostrou que nove das quinze profissões emergentes em 2020 estão diretamente relacionadas à tecnologia da informação, sendo os segmentos de internet e software de computador os principais contratantes. Entre as profissões destacadas pelo estudo, ter conhecimento em linguagens de programação ou softwares específicos é considerado primordial em pelo menos cinco das carreiras citadas: Cientista de dados, Engenheiro de Dados (engenheiro de software especializado em back-end), Especialista em Inteligência Artificial, Desenvolvedor para Salesforce e Programador de JavaScript. Para o Engenheiro de cibersegurança, top 2 da lista, é considerado imprescindível o conhecimento em DevOps.

Quatro opções de carreira para se tornar um desenvolvedor
Acompanhando a evolução da tecnologia, as aceleradas transformações do mercado de trabalho e o perfil profissional buscado pelas empresas, as unidades da Anhanguera de Pindamonhangaba, Taubaté,São José dos Campos e Jacareí lançaram quatro novas opções de cursos para formação de desenvolvedores:
DevOps: Aprenda a integrar as áreas de TI e Negócios para que as entregas sejam feitas com mais qualidade eagilidade. O curso éfocado no desenvolvimento de softwares de forma ágil, utilizando ferramentas inovadoras para atuar nas áreas de sistemas e infraestrutura, operando em um ciclo integrado de planejamento, desenvolvimento, automação e serviço para obtenção de produtos finais.
Dev Back End: Eleito um dos três cargos de TI em alta no último ano, segundo pesquisa da consultoria PageGroup, o curso visa formar profissionais que dominem diferentes linguagens de programação, com foco no desenvolvimento de modo seguro em servidores e sistemas operacionais, conhecendo também sobre integração de webservices para programar, codificar e testar projetos criados.
Dev Mobile: Profissionais da área tiveram 12% de aumento salarial em 2018, também segundo estudo da PageGroup. O curso visa formar profissionais para atuação no desenvolvimento de aplicativos ou sistemas para dispositivos móveis, considerando diferentes sistemas operacionais e atuando em todo o projeto de desenvolvimento, desde o planejamento dos recursos do aplicativo até a realização de configuração e testes em apps também para smartphones, tablets, TVs e incluindo o universo de games.
Dev Web: Mais de 10 mil vagas foram abertas para essa área em março de 2019, de acordo com a Catho. Curso que formará profissionais de desenvolvimento Front-End, com capacidade para projetar, desenvolver, testar, implantar, manter e avaliar páginas para sistemas e-commerce, games, sites de Internet e intranets e aplicativos para plataformas móveis para a internet, com foco na experiência do usuário.
Na Anhanguera, os cursos são oferecidos na modalidade EAD 100%, com duração de quatro semestres. Para mais informações ou para se inscrever no vestibular online, acesse:www.vestibulares.br.
Para o aluno que ainda não decidiu em qual área se especializar, há o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Segundo o ‘Guia da Carreira’, o cargo de Analista de Sistemas está entre os que mais empregam nos últimos anos.

  • Faltam profissionais: déficit de desenvolvedores pode chegar a 264 mil nos próximos anos - Créditos da imagem: Divulgação