Vanguarda Literária : TECNOLOGIA E FILOSOFIA: ALGUMAS REFLEXÕES

Nesse início do século XXI, na nossa Civilização que se encaminha rápido para a industrialização e consequentemente para a automação e robotização, já não somos denominados Homo sapiens, e sim, Homo tecnicus. Como consequência dessa situação, esse referido Homem passa a ter mais horas de lazer e de ócio, e , o que é pior: não sabe como empregar esse tempo disponível. Os Cientista Sociais advertem: não há tempo a perder, e, os que não se engajarem nesse esforço de reconversão, de reaprendizagem, estão irremediavelmente perdidos, sem horizontes.Torna-se urgente e imperioso um avanço no campo do pensar, no campo filosófico. É imprescindível a consciência de que o progresso da tecnologia se torna inútil que não ocorrer uma reestruturação em termos mentais. Vejamos o exemplo da Suécia que desenvolveu um modelo de Estado de Bem-Estar Social avançado e próspero, garantidor de liberdade democrática, exemplar segurança pública, benefícios sociais, enfim, montou-se um paraíso de modernidade, paraíso da matéria que começa a se deteriorar. Os textos de filosofia têm colocado exaustivamente que o Bem -Estar Social e o lazer são instrumentos importantes para A EVOLUÇÃO DO ESPÍRITO. E o que acontece no belo país nórdico? Contempla-se o “fastio da abastança”, em especial, no seio da juventude, que se volta para a perversão, para o crime. É fato que a Suécia lidera na Europa em índices elevados de alcoolismo e consumo de drogas.

Com o triste exemplo mencionado, infelizmente vivemos uma guerra mais tremenda, mais ameaçadora do que a guerra que ocorre na Ucrânia. Vive-se a guerra da poluição do corpo e da mente! Vive-se a guerra da ajuda travestida de negócios; a guerra de uma juventude ociosa, marginal, sem perspectivas; a guerra da Justiça Social de salão, enganadora e falaz!

Urge a prática MORAL nesse esforço de reconversão, e, isso não acontece sem DEUS , como não há matemática sem postulados. Onde está a luz no fim do túnel, nesse momento atual em que a Lei da Vantagem se alastra e que, sem clemência, nos ameaça ?

Só o intenso TRABALHO EDUCATIVO, de esclarecimento efetivo do VALOR das coisas,, do trabalho honesto e edificante, do mérito, pode nos salvar! Nesse momento que que a Pátria Brasileira grita por seus DIREITOS , entre eles, Cidadania, Trabalho, Emprego, Educação, Habitação, torna-se essencial que os gestores públicos prestigiem sobretudo a EDUCAÇÃO antes que se instale o caos!Nunca é tarde para lembrar o que o Filósofo Grego Sêneca nos ensinou: A Filosofia e a Sabedoria são inseparáveis e, elas fazem parte da substância da Educação!