Editorial : Tecnologia na Educação e o perfil dos novos profissionais

O distanciamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus acelerou inovações que estavam na pauta de todas as indústrias de tecnologia. Afinal, de março pra cá, o que teria sido de nós sem acesso a essas novas plataformas?
Nesta edição, temos uma matéria que fala da importância da Tecnologia da Informação na retomada da Educação pós pandemia.
Em particular na Educação, novas plataformas tecnológicas trouxeram grandes impactos ao ensino básico, onde grande parte das escolas não estava preparada, e compulsoriamente essas escolas implementaram o ensino a distância, prática que era mais comum apenas no ensino superior e treinamentos corporativos.
Neste contexto, observa-se que a tecnologia tem um papel fundamental neste processo de transformação.
A evolução tecnológica possibilitou não só mudanças diárias no cotidiano das pessoas e nas suas relações sociais, mas também delineiam novos espaços e fontes de aprendizagem no campo educacional.
Uma plataforma inteligente de ensino efetiva deve ser centrada no estudante, buscando, raciocinar sobre o seu processo de aprendizado; entender suas necessidades individuais; fornecer representações alternativas de conteúdos; possibilitar diferentes caminhos de aprendizagem e formas de interação, usando a estratégia pedagógica adequada às preferências de cada estudante.
Para que surjam essas novas arquiteturas de sistemas educacionais, será necessária a integração entre aplicativos já existentes ou de novos produtos que possam ser utilizados com finalidade educacional. E além de todo esse arsenal tecnológico, será importante o surgimento de novas mentes pensantes, de empreendedores e pessoas inovadoras para ocupar esse grande espaço que a pandemia trouxe para nossa realidade.