Tekoha Brasil, a camiseta ecológica de Pindamonhangaba

Era o ano de 2014, quando as amigas Cleide e Marcela, unidas por laços familiares, Cleide é casada com o primo de Marcela, decidiram que seriam também sócias, resolveram se aventurar num empreendimento comercial.
Foras do mercado de trabalho, mas possuidoras de significativa experiência profissional, Cleide havia atuado no mercado financeiro por, pelo menos, 20 anos, Marcela trazia outros 20 de bons serviços prestados, inclusive em fábricas. As amigas, que muito se assemelhavam nos gostos e predileção, também se preocupavam com a consciência ambiental. Por conta disso, optavam por um empreendimento que se envolvesse o comércio de produtos, seriam os não agressivos ao ecossistema.
Começaram então as pesquisas na internet sobre as questões de maior impacto no meio ambiente. As navegações eram voltadas para temas relacionados ao consumismo desenfreado e alternativas de produção de forma sustentável. Foi quando Cleide conheceu a malha ecológica, que têm em sua composição fibras naturais ou de materiais reciclados, como algodão orgânico, fibra de bambu e garrafas PET. Como nossa região é reconhecida pelo pioneirismo em coleta seletiva, elas foram em busca de unidades locais especializadas no comércio de produtos do gênero e, surpresa!!! Nada encontraram! Era a oportunidade que esperavam.
O início

Assim, após adquirirem diversas marcas nacionais com esse conceito e com um empurrãozinho do destino, em setembro de 2015, Cleide e Marcela deram início à Tekoha Brasil Camisetas Ecológicas. No mês seguinte, compraram a primeira remessa de malhas, fabricadas no Rio Grande do Sul e, por intermédio de parcerias com costureiras de Pindamonhangaba, foram desenvolvidas as primeiras camisetas baby look.
Uma da metas da empresa era que as estampas valorizassem motivos e artistas locais e nacionais. Daí a decisão de estabelecer parcerias com artistas e fotógrafos da região para a confecção das estampas. Motivos locais como a Reserva Ecológica do Trabiju, Palacete das Palmeiras (sede do Museu Dom Pedro I e Dona Leopoldina) etc., estampam artisticamente as camisetas Tekoha, que começaram a ser vendidas em dezembro de 2015, através de venda direta, e em fevereiro de 2016, via internet.
Atualmente, a Tekoha Brasil está registrada na Associação Cultural e Turística de Pindamonhangaba, participa de eventos locais e nacionais, tendo sido a única empresa da região do Vale do Paraíba participante da VI Mostra de Desing e Moda Sustentável, ocorrida em outubro em Paraty RJ. Evento que contou com a participação de marcas de moda sustentável de todo Brasil.

Outras participações
Segundo as empreendedoras, a pretensão da Tekoha Brasil é ser uma opção de marca sustentável com conteúdo além do seu produto final. Para isso, desenvolvem ações concretas que vão muito além do simples comercializar do produto. Como atuações nesse sentido está a atuação como palestrantes no 1° Circuito de Moda da Univap em São José dos Campos, e no evento sobre o empreendedorismo como carreira, na Unifatea (centro universitário de Lorena), a doação de mudas de árvores; o lançamento da campanha “Água pela Vida”(parceria com o Colégio Aprendiz) para coleta seletiva de óleo usado (de cozinha) para ser transformado em sabão, forma de conscientização das famílias dos alunos sobre a importância de nossas ações para preservação da água.

Mães e emprendedoras
Para Cleide e Marcela, o maior desafio como empreendedoras e mães de crianças pequenas é realizar o trabalho de casa. “Quem vive esta rotina sabe! É necessário muito foco para realizar as atividades da empresa no seu dia a dia e ainda manter-se atenta ao compromisso materno, vida conjugal e afazeres do lar, mas contamos com a participação especial da família que nos apoia porque sabe de nosso comprometimento enquanto mães, esposas e profissionais”, explicam.
“O maior desafio do negócio é realmente mostrar que as pessoas são responsáveis pelas mudanças no mundo e que temos escolhas melhores, e que a Tekoha Brasil é uma delas”, complementam.

O sonho, a meta…
Neste mês de dezembro, os produtos Tekoha, camisetas (infantil e adulto), baby looks, acessórios e regatas podem ser encontrados no estande montado na praça Monsenhor Marcondes às sextas-feiras e sábados; diariamente no quintal da casa de uma das associadas (Quintal Tekoha Brasil) e na internet, mas o sonho de Cleide Marcela é a criação de uma loja.
“Queremos fazer uma loja conceito em moda sustentável que vá além da venda, que plante uma semente no coração das pessoas que nos visitarem. Assim como já fazemos no evento Quintal Tekoha Brasil que ocorre no quintal de nossas próprias casas é sempre um momento de compartilhar ideias e ações concretas daqueles que se disponibilizam a amar a natureza, daqui a alguns anos queremos ter este conceito espalhado por todo o Brasil em forma de franquias”, preveem, animadas, as empreendedoras.
A Tekoha Brasil é uma marca de Camisetas Ecológicas feitas com 50% Pet Reciclado e 50% algodão, ou algodão 100% orgânico. “Acreditamos que a escolha por um produto sustentável passa pelo modo como a pessoa vê e se relaciona com o mundo (modo de ser, vide significado da palavra Tekoha) com respeito e atitudes a favor da natureza e das futuras gerações”, concluem.

 Tekoha, significado da palavra

Tekoha (pronuncia-se tequô’á) é palavra de origem guarani e significa aldeia guarani. O significado completo da palavra, porém, não se reduz ao lugar habitado pelo grupo guarani. Literalmente, significa o lugar do modo de ser guarani, sendo esta categoria modo de ser (tekó) entendida como um conjunto de preceitos para a vida, em consonância com os regramentos cosmológicos herdados pelos antigos guaranis.  Nem todo lugar habitado por populações guaranis são chamados de tekoá, somente são considerados tekoá áreas onde foram construídas e são mantidas as as casas cerimoniais da tradição guarani e centro das atividades xamânico-religiosas das comunidades.   (Wikipédia)

Imagens: Divulgação
  • Cleide e Marcela exibem as camisetas com estampas que destacam motivos locais, como o palacete que sedia o Museu Dom Pedro I e Dona Leopoldina