Testes para sífilis e HIV foram realizados gratuitamente na praça

Em virtude do Dia Mundial de Combate à Aids, 1º de dezembro, aconteceu na terça-feira (6), na Praça Monsenhor Marcondes, a campanha Fique Sabendo para Sifilis e HVI.
Durante a ação foram realizados testes rápidos com resultados em aproximadamente 15 minutos. Todas as pessoas interessadas puderam realizar o teste, bastava fazer a ficha de inscrição e tirar uma amostra de sangue.
O objetivo da campanha é identificar o maior número de pessoas com esse diagnóstico e encaminhá-las, o mais rápido possível, para o tratamento.
Essa campanha é realizada em cumprimento aos protocolos do Ministério da Saúde. Além disso, a Prefeitura Pindamonhangaba também realiza esses mesmos testes de rotina em todas as unidades básicas de saúde e ESF, os testes são realizados pelas enfermeiras e o resultado é também disponibilizado em 15 minutos.
A enfermeira Veraniza do Prado ressaltou os benefícios de ter os testes disponibilizados com fácil acesso pela população. “Ainda existe um certo tabu quanto à Aids, então ter o teste aqui na praça faz as pessoas terem mais coragem de fazer, além de que já podem ser detectadas duas doenças de uma vez só. Eu sempre digo que é melhor a gente gastar se prevenindo, do que gastar já tendo que cuidar da doença”, disse.
Muita gente gostou de passar pela praça e ver ali a oportunidade de tirar essa dúvida. Elciene da Silva achou bem interessante a possibilidade e a eficácia do processo. “A gente tem que se prevenir sempre, mas poder fazer o teste assim com tanta facilidade ajuda a população a estar sempre alerta sobre o próprio corpo”, afirmou.

Imagens: Divulgação