Thiago Braz bate recorde e fatura ouro no salto com vara

Thiago Braz surpreendeu os favoritos e conquistou o ouro na disputa do salto com vara, no Engenhão, na segunda-feira (15). O brasileiro saltou 6,03 metros e, além de obter a melhor marca de sua carreira, cravou o novo recorde olímpico, transformando o estádio no palco da primeira grande conquista do atletismo nos últimos oito anos.
A última medalha do Brasil no atletismo havia sido o ouro de Maurren Maggi, no salto em distância nos Jogos de Pequim-2008, na China. “É campeão”, gritavam os torcedores no Engenhão. Emocionado, o brasileiro desfilou com a bandeira brasileira.
O brasileiro travou uma disputa eletrizante com o francês Renaud Lavillenie, campeão olímpico e recordista mundial. Em sua última tentativa, Thiago Braz superou a marca de 6,03 metros e deixou o rival pressionado. Sob forte pressão da torcida, o francês não conseguiu superar a marca do brasileiro. Pertencia a ele o recorde olímpico, de 5,97 metros, registrado em Londres, onde faturou o ouro há quatro anos.
Os torcedores novamente se comportaram como se estivessem diante de um jogo de futebol. O francês era o rival e, mesmo contrariando a ética desportiva, foi vaiado. Em sua última tentativa, Renaud Lavillenie, pouco antes de saltar, fez o sinal de negativo, reprovando a atitude. “Vamos respeitar a concentração dos atletas independente de sua nacionalidade”, pediu o locutor.
No final da prova, a exemplo do brasileiro, Renaud Lavillenie (5,95 metros) e o norte-americano Sam Kendriks (5,85 metros) também desfilaram com as bandeiras de seus países. Decepcionados, os franceses não acreditavam, pois esperavam o bicampeonato olímpico.
O brasileiro teve uma grande noite. No primeiro salto, ele conseguiu superar 5,65 metros com facilidade. No final, a vitória com a marca inédita de 6,03 metros sobre o campeão olímpico.

Imagens: Divulgação
  • O brasileiro saltou 6,03 metros e cravou o novo recorde olímpico