TI ganha espaço na Educação retomada pós-pandemia

Diante do cenário atual, de isolamento social, o uso das ferramentas digitais tem se mostrado um importante aliado na busca de soluções, como o trabalho remoto, as reuniões por videoconferência, o armazenamento em nuvem, as aulas e eventos on-line, além de outras alternativas que ajudam a minimizar o prejuízo causado pela Covid-19.
Essas iniciativas, até então, inéditas ou pouco exploradas, colocam em evidência a importância do trabalho dos profissionais de TI, muitas vezes conhecidos pelo perfil discreto e observações pontuais. “Durante a pandemia, esses profissionais ocuparam um lugar de protagonismo, ministrando treinamentos sobre ferramentas e recursos remotos. A empresa que contou com esse profissional vislumbrou um universo de possibilidades que estavam adormecidas”, diz Diogo Fragoso da Silva, docente da área de tecnologia da informação do Senac Pindamonhangaba.
Na avaliação de Diogo, mesmo após a pandemia, é bem provável que a demanda por profissionais da área de informática continue elevada. Ele lembra que muitas empresas já decidiram que irão manter o trabalho remoto e farão uso de outras ferramentas digitais. Com isso, uma série de medidas estruturais terá de ser implantada, como melhorar a capacidade de tráfego de dados e de segurança, e elas dependem de profissionais da área de TI. De acordo com ele, quem acompanha a oferta de vagas pode observar que enquanto muitos postos de trabalhos diminuíram, cresceu a demanda por esses profissionais.
Segundo ele, com o mundo cada vez mais dependente da tecnologia, profissionais de TI serão fundamentais para apresentar soluções e deixar não apenas as empresas, mas também a sociedade como um todo, melhor preparadas para enfrentar novas crises que poderão surgir no futuro. Se antes da pandemia a procura por especialistas na área era grande, a tendência agora é aumentar.
Para os jovens interessados em seguir carreira nessa área, o Senac Pindamonhangaba oferece o Ensino Médio Técnico em Informática. Ao mesmo tempo em que o aluno desenvolve as disciplinas normais do ensino médio, ele aprende uma profissão.

  • Créditos da imagem: Divulgação