Time do Emprego forma novas turmas

O projeto busca inserir pessoas no mercado de trabalho dando orientação e incentivando a autoconfiança

Contribuiu com o texto Jennifer Gonçalves
***
Na terça-feira (13), o auditório da Prefeitura de Pindamonhangaba recebeu os formandos do programa Time do Emprego. O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo com a Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e busca inserir pessoas desempregadas e jovens que buscam o primeiro emprego, no mercado de trabalho.
As atividades visam dar orientação profissional e reorientação de carreira para que os participantes tenham preparação para as seleções de emprego, como perder a timidez ao falar em público, agir durante as dinâmicas em grupos, além de desenvolver seus talentos e investir no empreendedorismo. O diretor técnico do PAT, Sérgio Luiz Gritti, comenta sobre a importância do projeto. “O mercado está cada vez mais competitivo e não depende mais apenas da qualificação se você não souber se sair bem na seleção, e esse é o diferencial do programa. Os grupos também acabam se entrosando, trocando experiências e indicando os colegas para novas oportunidades”, Gitti conclui afirmando que em média 30% dos integrantes dos times se recolocam no mercado.
Os encontros acontecem durante dois meses, e são feitos dois encontros por semana com duração de três horas, orientados por facilitadores. O projeto contou com dois grupos, o time Guerreiros e o time Visão de Águia.
O participante José Ribeiro Júnior, do Time Guerreiro, comenta sobre o que o projeto acrescentou em sua vida. “Estar no Time do Emprego, além de ter cursos técnicos e profissionalizantes, aperfeiçoou os meus projetos. Estou iniciando mais um curso técnico. É uma batalha que temos que passar”, ele afirma ainda, que independentemente da idade, o importante é ir atrás dos sonhos.
Já Jamil Nunes, do Time Visão de Águia, deixa um recado para as pessoas que estão com dificuldades de encontrar uma oportunidade. “Nunca desanime por ter perdido o emprego, não pode cruzar o braço e esperar cair do céu. Faça serviço voluntário, vai acrescentar no currículo e no pessoal”, afirma.
Os formandos do período da manhã são: Aline Cristina Nunes, Ana Clara Ribeiro Faria, Andriele da Silva Monteiro, Carlos Alberto de Castro, Carolina Ribeiro Nogueira Lopes, Cibele R. F. Azevedo, Evanildo Vieira, Igor Yuri B. de Facio, Jamil Nunes, Juliana F. Ribeiro, Luiz Fernando Alves Chaves, Maria Alice Javier Costa Neves, Oscar Bruno Santos da Silva, Regiane Ferrari Nogueira, Rodrigo A. de Lima, Thainara Mikaeli F. Reis e Thais Trayari Lima Facone.
Já os formandos do período da tarde são: Aline Patrícia de Paula, Claudinei Monteiro, Débora Lopes de Almeida, Danielle Monteiro, Douglas da Silva Barbosa, Evandro Luiz Galvão da Silva, Evelyn Vitória Gomes, Geovane Silva R. Mendonça, Jean Brendom Monteiro F. Nascimento, José Reinaldo da Silva, José Ribeiro Júnior, Luana Amorim da Silva, Marco Antônio Moreira, Marcos Vinícius Santos, Noel dos Santos Filho e Ricardo Silva dos Santos.
A previsão é que novas vagas abram ainda neste ano e, para participar, é necessário levar Carteira de Trabalho, RG, CPF ao PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Pindamonhangaba ou de Moreira César, e ter acima de 16 anos.

  • Os participantes receberam certificados de encerramento do programa no auditório da Prefeitura de Pindamonhangaba