Editorial : Todos contra a Dengue

O ditado “é melhor prevenir do que remediar!” é uma máxima muito verdadeira. No caso de saúde, a prevenção é sempre o melhor remédio e, no combate ao mosquito Aedes aegypti não pode ser diferente. Por isso, a Prefeitura de Pindamonhangaba tem se mobilizado fortemente no combate ao mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da chikungunya.
Essa mobilização vem trazendo excelentes resultados: atualmente, a cidade apresenta 30 casos; no mesmo período do ano passado apresentava 405 casos.
O trabalho preventivo é realizado o ano todo, com visitação casa a casa, atendimento de denúncias e orientações aos munícipes – incluindo um mutirão em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde, dentro da campanha “Todos juntos contra a dengue”, que será realizado dois sábados por mês.
Os agentes fazem visitas quinzenais em pontos estratégicos como borracharias, cemitérios, ferro velho, pátios de carros; e visitas mensais em imóveis com grande circulação de pessoas para que não haja a formação de criadouros.
Os profissionais de saúde estão fazendo a parte deles. É importante que nós façamos a nossa, com cuidados simples e necessários, pois a prevenção é sempre o melhor caminho!