Editorial : Todos pela educação

“Dialogar e viver experiências sobre o esporte e seu papel na alfabetização corporal de crianças” está entre os principais objetivos das capacitações e formações oferecidas pelo Instituto Esporte & Educação.

Neste mês de março, professores das secretarias municipais de Educação e de Esportes de Pindamonhangaba, além de organizações parceiras, como a Apae e o Salesianos participarão do terceiro encontro do programa.

De acordo com representantes do projeto – criado e presidido pela medalhista olímpica Ana Moser – com apoio da empresa Novelis, a iniciativa tem “componentes teóricos e práticos para que os educadores entendam como aplicar os conceitos estudados”.

Alfabetizar através de jogos que estimulam a expressão corporal permite o aumento da confiança e da segurança dos alunos, entre outros benefícios, explicam os envolvidos.

Sabemos que a educação de qualidade é o primeiro passo para a transformação da sociedade, no tocante à cidadania, à sensação de pertencimento e à inclusão social.

Neste contexto, iniciativas que se utilizam do esporte educacional contribuem em dobro, já que trabalham a educação e a saúde preventiva, por meio da prática esportiva.