Trabiju recebe agentes de turismo da região

Conhecer para preservar. Esta é a máxima utilizada em Unidades de Conservação Ambiental. Porém, na quarta-feira (29), o Parque Natural Municipal do Trabiju foi além desta função de educação para preservação. O parque recebeu neste dia 32 agentes de turismo da região, não só como ferramenta de educação ambiental, mas também como uma forma de aumentar a divulgação do próprio local.
O Trabiju foi o primeiro local escolhido para visitação dos profissionais de turismo de diversas cidades ao chegarem em Pindamonhangaba. Participaram guias de turismo de São Paulo, Rio de Janeiro, Ribeirão Pires, Guarulhos, Campos do Jordão, Aparecida, Cunha, São José dos Campos, Lorena, Guaratinguetá, Taubaté, Nova Iguaçu, entre outras cidades.
Os agentes foram recepcionados no auditório do parque com um café da manhã diferente, com um tema sustentável, promovido em parceria com produtores locais. Foram servidos produtos da cidade, como suco de Vinagreira e um bolo confeccionado com Plantas Não-Convencionais, feito pelo CPIC (Centro de Práticas Alternativas de Pindamonhangaba), queijo de cabra produzido no Sítio Algodão Doce, licor de jabuticaba do Colméia, café produzido na cidade e produtos regionais, como o suco de açaí feito a partir do fruto da palmeira Juçara.
O objetivo foi colocar o tema da sustentabilidade e da preservação também durante a refeição. O suco do Juçara foi adquirido com produtores da serra do mar e apresentado como uma forma de utilização sustentável do palmito. Além de degustarem o produto, os guias também puderam conhecer a palmeira, que é encontrada e preservada no Trabiju.
Para o secretário de Turismo e Cultura da Prefeitura, Alcemir Palma, a visita destes profissionais ao Parque foi muito importante para a divulgação do local. “Os guias gostaram bastante do Trabiju. Alguns nem sabiam da existência do parque. E temos certeza que estes profissionais retornarão com grupos de turistas para a cidade”, afirmou.
A visita foi organizada pela Trip Rural, com coordenação da Regina Midori, que também guiou os agentes de turismo para outros locais turísticos da cidade como Reserva Oryba, Rancho Colinas e Fazenda Nova Gokula.

Conheça o Trabiju
Para fazer a visita monitorada ao Parque do Trabiju, basta agendar seu grupo na Secretaria de Meio Ambiente, pelo e-mail parquedotrabiju@pindamonhangaba.sp.gov.br ou pelo telefone 3645-1797. Os grupos precisam ser de no mínimo 2 pessoas e no máximo 20 pessoas. As visitas são realizadas de segunda-feira a sábado. O Parque é fechado ao público em geral.

  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Degustação de produtos regionais estava no roteiro -
  • Guias turísticos de diversos municípios participaram da atividade - Créditos da imagem: Divulgação
  • Agentes turísticos se encantaram com a riqueza natural - Créditos da imagem: Divulgação
  • Visita monitorada permitiu conhecimento, divulgação do local e integração dos participantes - Créditos da imagem: Divulgação