Editorial : Tradição e fé no Dia de Corpus Christi

Chegou a época dos tradicionais tapetes coloridos que enfeitam as ruas das cidades. O Dia de Corpus Christi é feriado sim, mas também é dia de celebrações, de orações e de Procissão Eucarística. É por este motivo que os tapetes são confeccionados: para a passagem da procissão.

O feriado de Corpus Christi acontece sessenta dias depois do Domingo de Páscoa, e tem como objetivo celebrar o mistério da eucaristia, sendo o sacramento do corpo e do sangue de Jesus. A data é celebrada pelas igrejas católicas com a tradição de enfeitar as ruas com grandes tapetes coloridos que fazem alusão às figuras de Cristo, do pão e do cálice.

Em Pindamonhangaba, na madrugada desta quinta-feira (15), por volta das 4 horas, já haverá fiéis das paróquias do município confeccionado os tapetes nas ruas do Centro da cidade.

A confecção terá início em frente à igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso (Santuário Mariano), passando pelo centro da cidade, até se encerrar no clube da Associação Atlética Ferroviária. A procissão será às 9 horas; e às 10 horas, será celebrada a santa missa. A solenidade inclui todas as paróquias do município.

Já no Distrito de Moreira César, a procissão sairá da igreja de Santa Rita de Cássia (Vale das Acácias), às 16 horas, seguindo até a Paróquia de São Vicente de Paulo, onde será celebrada a missa, às 17 horas. Outros bairros também realizarão procissões neste dia.

O feriado é para descanso, para lazer e também para o exercício da fé e intercessões.