Editorial : Tradição, memória viva e afetiva

Com o objetivo de instituir uma política de transmissão da tradição oral em diálogo com a comunidade, o concurso cultural “Prêmio Mestre Cultura Viva de Pindamonhangaba” lança nova edição.

A premiação – que visa o fortalecimento da identidade e da ancestralidade do povo brasileiro por meio de reconhecimento político, econômico e sociocultural daquelas pessoas consideradas Mestres de tradição oral – está com inscrições abertas.

O concurso selecionará cinco mestres, que precisam ter mais de 60 anos, e serem moradores de Pindamonhangaba há mais de dois anos.

Essas pessoas devem se reconhecer ou serem reconhecidas por sua comunidade como herdeiros dos saberes e fazeres da tradição oral, tais como: artes; cura e ofícios tradicionais; líder religioso de tradição oral; brincante; contador de histórias; poeta popular e outras categorias socioculturais que através do poder da palavra; da oralidade; da corporeidade e da vivência, dialoga, aprende, ensina e torna-se a memória viva e afetiva dessa tradição.

A cultura da tradição oral é o universo de vivências, saberes e fazeres da cultura de um povo, etnia, comunidade ou território, pode ser criado e recriado, é transmitida e reconhecida coletivamente através da oralidade de geração em geração, com linguagem própria da percepção, elaboração, expressão, que possui uma prática singular de transmissão de reconhecimento de acordo com a territorialidade.

As inscrições seguem abertas até o dia 8 de julho.

Se você conhece alguém com esses quesitos, indique, incentive, estimule; E se puder, auxilie na inscrição; para que o município possa reconhecer novos mestres!