Tradicional presépio será instalado em novo local

O tradicional presépio de Pindamonhangaba, que há 52 anos embeleza a cascata da Praça Monsenhor Marcondes durante a época natalina, será apreciado pelos munícipes, neste ano, em novo local: o saguão da Prefeitura.
A mudança de local de exposição do presépio se dá devido ao vandalismo, pelo segundo ano consecutivo, na Manjedoura construída na cascata da praça, que foi incendiada e teve sua estrutura totalmente comprometida, não podendo ser reconstruída pela falta de tempo hábil para a compra do material.
Os organizadores das festividades entenderam, deste modo, que o melhor local para que o presépio continue integrando a festividade natalina na cidade é o saguão da Prefeitura. Lá, durante todo o mês de dezembro, estará sendo realizada uma exposição com um grupo de artistas plásticos da cidade e a visitação continuará sendo aberta ao público, durante o horário de expediente da Prefeitura, ou seja, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
O presépio é obra do respeitado artista plástico de Pindamonhangaba, José Soares Ferreira, o “Zé Santeiro”. As 19 peças foram confeccionadas em gesso com base em madeira, e datam do ano de 1964. Originalmente era composto por 20 peças, mas com o passar dos anos um carneiro se quebrou. Em 2013, foi feita uma reforma completa de todas as peças remanescentes, com conserto e pintura, tendo a ajuda da esposa do seu Zé, a Maria Aparecida Ferreira, mais conhecida como Dona Cida.

Imagens: Divulgação
  • A mudança de local se dá devido ao vandalismo