Transexuais podem solicitar uso do nome social no Enem

O prazo para transexuais e travestis solicitarem o tratamento pelo nome social no dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começou na segunda-feira (29). Esses participantes já devem ter feito a inscrição com o nome civil, que consta na Carteira de Identidade. O prazo segue até o próximo domingo (4).
Para solicitar o uso do nome social, os candidatos devem acessar a Página do Participante com o CPF e senha e inserir, nos campos solicitados, os documentos comprobatórios para o atendimento: fotografia nítida, atual, colorida, com fundo branco e sem nenhum tipo de acessório, que enquadre da cabeça aos ombros; e cópia digitalizada de um documento de identificação oficial.
É necessário ainda preencher e assinar um formulário disponível na própria página do Enem. Em seguida, digitalizar o documento e enviar pelo site. Todos os documentos devem ser em formato PDF, PNG ou JPG.
Caso a solicitação não seja aprovada, o participante receberá um e-mail solicitando um novo documento comprobatório, que deverá ser enviado ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no prazo máximo de três dias.

  • Para solicitar o uso do nome social, é preciso acessar a página do participante