Trânsito implanta sistema moderno para inibir caminhões de fora

Teve início nesta semana a implantação de um novo sistema de fiscalização de trânsito com tecnologia de ponta implantada pela Prefeitura de Pindamonhangaba. Os serviços estão sendo realizados pela empresa DCT Tecnologia e visa combater a evasão do pedágio municipal da Estrada do Atanásio e Rodovia Presidente Dutra.
Os equipamentos de monitoramento estão sendo instalados nas “rotas de controle” e irão detectar e multar caminhões que estão desrespeitando a legislação. O sistema também permite identificar e acionar a Polícia quando veículos com queixa de furto ou roubo passarem por esses locais.
Os pontos que receberam os equipamento são Rua Suíça (próximo ao Carangola), Anel Viário (próximo ao túnel do Castolira) e Estrada do Atanásio (Moreira César). “Até então a fiscalização era feita pelos agentes, guardas e câmeras do COI e agora será dinamizado com os equipamentos de monitoramento eletrônico. A integração com Sistema Detecta da Polícia Militar também trará mais segurança para nossa população”, explicou a diretora de Trânsito, Luciana Viana.
O objetivo da ação é trazer melhor fiscalização ao tráfego de caminhões de fora do município, reduzir a evasão de pedágio da Via Dutra e Atanásio, diminuir o tráfego de caminhões em vias municipais e melhorar a conservação asfáltica de suas vias.
Para o prefeito Isael Domingues essa é mais uma ação inovadora e de avanço tecnológico de sua gestão. “Importante a população perceber que esses equipamentos não vão multar por excesso de velocidade. Aquela fábrica de multas acabou. Punimos os maus motoristas mas priorizamos as ações de conscientização. Queremos um trânsito humano e seguro”, afirmou o prefeito.
Com o novo sistema, os caminhões e carretas que não são da cidade e que entram em Pinda para fugir do pedágio da Via Dutra, terão suas placas identificadas automoticamente pelo sistema e serão autuados eletronicamente se persistirem em circular pela via municipal.
O pedágio da Estrada do Atanásio deixará de ter controle pela cancela. Os condutores de veículos licenciados em outras cidades sem autorização para tráfego no local, deverão se orientar através de um painel com instruções para obter a guia de pagamento de pedágio, através de um sistema rápido e fácil. Os condutores que não acessarem o sistema para pagamento da guia do pedágio terão os veículos autuados e multados (infração grave) por evasão de pedágio.
O município possui o Sistema de Controle e Gestão dos Transportes de Cargas, regulamentado pelo Decreto nº 5635/2019 e um aplicativo para obter isenção do pedágio. Por meio do sistema, o cidadão que possui veículo pesado poderá solicitar o cadastro e estar em dia com a regularização do município através da Autorização Especial para o Trânsito de Caminhões (AETC).
O cadastramento para isenção de pedágio está sendo feito pelo site da prefeitura, pelo endereço: www.pindamonhangaba.sp.gov.br no link “SERVIÇOS PARA O CIDADÃO”, em seguida “PEDÁGIO” e “ATENDIMENTO ONLINE”.

  • Créditos da imagem: Divulgação