Editorial : Trânsito seguro

Buscando promover a conscientização junto à sociedade sobre a responsabilidade que cada pessoa tem para um trânsito cada vez mais seguro, Pindamonhangaba deu início a “Semana Nacional do Trânsito”.

As atividades, que começaram na segunda-feira (18), com orientação de ciclistas, motociclistas e blitzes educativas – seguem até a próxima segunda, dia 25 de setembro.

Dentro das ações preventivas ainda haverá o “II Congresso Valeparaibano de Segurança no Trânsito e Prevenção de Acidentes” e o “II Simpósio Valeparaibano de Psicologia do Trânsito”, nos dias 22 e 23 de setembro, com a presença de especialistas na área de Trânsito, Educação e Psicologia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da prefeitura de Pindamonhangaba.

Entre os temas abordados pela campanha está o uso do celular ao volante. Segundo pesquisas (Detran-SP/2016), utilizar o celular enquanto dirige aumenta em até 400% o risco de acidentes de trânsito. Outros dados da pesquisa apontam que mais de 50% dos acidentes de trânsito são causados pelo uso indevido do celular, pois tira a atenção dos motoristas e compromete a capacidade perceptiva das pessoas aumentando as chances de colisão.

Acrescenta-se aos dados acima a estatística: “94% dos acidentes fatais no trânsito são decorrentes de falhas humanas”. Além da informação: “checar ou digitar mensagens enquanto se dirige é tão ruim quanto guiar sob efeito de drogas e álcool”.

Lembre-se que dirigir com segurança também é um gesto de respeito às vidas!