Editorial : ‘TRIBUNA DO NORTE’ E SUAS 14 DÉCADAS DE VIDA

É mês de festa em Pindamonhangaba: o jornal Tribuna do Norte – patrimônio do município – celebra 140 anos de existência neste sábado, dia 11 de junho de 2022.

Nessa data, em 1882, a ‘Tribuna do Norte’ nascia. “Mais um lutador na vasta arena do jornalismo”, dizia seu fundador – o abolicionista, jornalista, jurista e poeta João Marcondes de Moura Romeiro.

“Onde agigantam-se debatem-se e decidem-se todas as questões que interessam à sociedade (…)”, continuou ele, em um dos trechos do editorial de capa da edição que inaugurava o periódico; um mês antes de Pindamonhangaba completar 177 anos de emancipação político-administrativa.

Cento e quarenta anos depois, este veículo segue divulgando questões que interessam a sociedade. Sejam matérias do Executivo; do Legislativo; do Judiciário ou ainda do terceiro setor.

‘Tribuna’ quer dizer lugar em que as pessoas fazem discursos; e do ‘Norte’ porque na época consideravam Pindamonhangaba uma cidade que se localizava no “caminho do norte”, quando os bandeirantes partiam da capital de São Paulo para Minas Gerais – também é o segundo jornal mais antigo do Estado de São Paulo (relato já abordado nas páginas deste periódico).

Fato é que esse jornal tão antigo e tão necessário se renova a cada ano com novas editorias; novos cadernos; novos layouts – como o desta edição comemorativa: o novo projeto gráfico está mais moderno. Mais clean (limpo). Com fontes mais próximas às utilizadas nas principais publicações atuais.

As mudanças gráficas são sutis. Contrastando com as transformações no Brasil e no mundo, que estão cada vez mais aceleradas. Com pessoas lendo cada vez menos (segundo a pesquisa ‘Retratos da Leitura’, 2020). E com relações pessoais e profissionais cada vez mais superficiais.

E neste misto entre o moderno e o clássico. Dentro desse universo de ritmos acelerados. Seguimos cumprindo nosso papel de divulgar boas notícias. De levar aos nossos leitores um pouco dos acontecimentos de Pindamonhangaba, da região e do País. Certos de que continuamos sendo bons lutadores na “vasta arena do Jornalismo”.

Registramos aqui nossos agradecimentos aos servidores, aos colaboradores e aos leitores da ‘Tribuna’! Nosso desejo continua sendo: vida longa a este secular veículo de informação!