Tribuna do Norte celebra 135 anos de história

Fortalecer a prática da leitura e da escrita, aprimorar técnicas de coesão, objetividade e criatividade em sala de aula. Acrescentando a isso o envolvimento dos pais e familiares por meio de um bate-papo que tem como fio condutor: “Qual a sua relação com o jornal Tribuna do Norte?”
Esta é a principal proposta do Concurso Cultural “Tribuna Nossa de Cada Dia” lançado pela Fundação Dr. João Romeiro, mantenedora do jornal Tribuna do Norte. O veículo de comunicação completa em 2017, 135 anos de existência contribuindo para o registro histórico do município e, por meio de um rico acervo, sendo instrumento de pesquisa.
Em celebração à data (11/6/1882), a Fundação vem realizando diversas atividades que buscam colaborar para a difusão da cultura e da ciência de Pindamonhangaba e da região. Dentro das ações está o concurso que envolve alunos e educadores das escolas municipais e estaduais (Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e EJA – Educação de Jovens e Adultos), além das universidades que têm Jornalismo na grade curricular. Os universitários irão colaborar com matérias especiais sobre Ciência e Tecnologia.
As atividades tiveram início no mês de abril e seguirão até julho, com exposições, homenagens e o concurso, que engloba cinco categorias. Todas elas serão premiadas do primeiro ao terceiro lugares, com prêmios que vão desde tablet e celular até curso de inglês e de desenho.
Com o tema “Pindamonhangaba: um novo olhar sobre o passado”, a categoria “Imagem” busca estimular a arte do registro fotográfico, reforçando o hábito de leituras relacionadas à fotografia e provocando reflexões sobre o passado e a preservação histórica. Ao envolver os familiares nos trabalhos escolares, os estudantes ganham parceiros para visitas a acervos e espaços, e podem juntos realizar pesquisas e leituras no jornal Tribuna do Norte.