TSE atrasou divulgação dos resultados

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atrasou a divulgação dos resultados da apuração das eleições em Pindamonhangaba e muitas cidades do país, devido a um problema técnico. Em Pindamonhangaba, os resultados oficiais só começaram a ser divulgados às 22h20.
Segundo o tribunal, uma lentidão no processo de totalização dos votos causou a demora na disponibilização das informações.
O TSE informou que os dados da votação foram recebidos normalmente dos tribunais regionais eleitorais, mas a soma dos resultados foi “mais lenta que o previsto”.
A Corte também esclareceu a lentidão não teve relação com a tentativa de ataque cibernético confirmado ainda na manhã de ontem pelo presidente, ministro Luís Roberto Barroso.
“Houve uma tentativa de ataque, com um grande volume de acessos simultaneamente. Foi totalmente neutralizado pelo Tribunal Superior Eleitoral e pelas operadoras de telefonia. Portanto, sem qualquer repercussão sobre o processo de votação”, disse o ministro.
De acordo com Barroso, “muito provavelmente” o ataque teve origem fora do Brasil, embora grupos internos possam vir a reivindicar a autoria em busca de fama.
A votação foi encerrada em todo o país às 19h.

  • Ministro da Justiça, André Mendonça e o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso. - Créditos da imagem: Agência Brasil