Turismo de Pinda está preparado para retomada após pandemia

Pindamonhangaba tem uma infinidade de opções em turismo e está preparado para retomar as atividades assim que o país voltar à normalidade, após a pandemia do coronavírus. A cidade conta com diversos locais turísticos, inclusive proporcionando contato próximo à natureza e atividades esportivas radicais.
O trabalho de fomento e incentivo ao turismo tem apoio de diversas instituições, tendo à frente o Ministério do Turismo, por meio da campanha “Municípios Juntos pelo Turismo”. A ação foca na retomada das atividades turísticas, entre elas incluindo a campanha “Não cancele, remarque”, para as pessoas que já haviam agendado passeios e viagens antes do período de pandemia.
A Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Pindamonhangaba também incentiva o turismo local, para quando este período de pandemia passar, para que os turistas e moradores da cidade possam começar a programar os passeios que pretendem fazer na cidade. A Secretaria Municipal de Cultura e o Departamento de Turismo (Detur), juntamente com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), incentivam o turismo local e estão buscando ações para o fomento e desenvolvimento do turismo na cidade.
Todas as informações tanto sobre atrativos turísticos quanto sobre as ações realizadas por meio do Departamento, podem ser obtidas pelos telefones do Departamento de Turismo 3643-1761 e 3643-1424. O e-mail do Departamento de Turismo é o turismo@pindamonhangaba.sp.gov.br.

Escalada: turismo de aventura e esporte em meio à natureza

Pindamonhangaba conta com locais apropriados para diversas atividades dentro do turismo de aventura, como a escalada. Contudo, é importante que o turista, principalmente o principiante, conte com toda a assessoria para seu desenvolvimento e até mesmo aprendizado. Assim, o passeio será ainda mais divertido e seguro.
Uma das empresas que trabalham com turismo de aventura na cidade, especializada em escalada é a Escalavale. Ela é uma agência de turismo de aventura e cursos de escalada em rocha, especializada em atividades outdoor realizadas nas montanhas da Serra da Mantiqueira, seja trilhando os caminhos da montanha e seus cumes ou escalando por grandes paredes rochosas. A empresa afirma que faz o que gosta: difundir a ética e estilo de vida do montanhismo, proporcionando a harmonia e integração do homem com o ambiente natural e o autoconhecimento com uma boa dose de superação de limites. Integram a equipe, especialistas em trabalho em altura, resgate em áreas remotas, enfermeiro e guias de montanha. Conheça algumas opções de passeio que a Escalavale oferece.

Trilha da Santa

Pindamonhangaba participa do Caminho da fé desde a sua criação, em fevereiro de 2013. Inspirado no milenar caminho de Santiago de Compostela (Espanha), o caminho da fé foi criado para dar estrutura às pessoas que fazem a peregrinação para o Santuário Nacional de Aparecida. A trilha da Santa é um trecho do Caminho da fé. Tem início em Pindamonhangaba e segue até Santo Antônio do Pinhal. É uma trilha de nível fácil e tem como cenário a Maravilhosa Serra da Mantiqueira.

Subida para o Pico do Itapeva

Um trekking de nível médio com muitas subidas dentro da mata e na crista da montanha passando por riachos de água cristalina e uma vista de tirar o fôlego. O destino final é o Pico do Itapeva que apesar de seu acesso mais popular ser pela cidade de Campos do Jordão, os aventureiros partirão de Pinda e irão até o Pico.

Passeio de bondinho + vivência de escalada

Esse roteiro é voltado para o público que quer conhecer e praticar o esporte e ainda curtir um roteiro histórico. O passeio de bondinho parte do centro da cidade em direção a falésia Zé Vermelho. Um passeio lindo em meio a natureza com uma trilha deliciosa em meio a uma floresta de Eucaliptos. A escalada é realizada no sistema “top rope” (corda fixada por cima) e terá a instrução Básica de procedimentos de segurança, experimentando assim, a sensação e os desafios Físicos e mentais da escalada em rocha com muita segurança, curtindo a natureza com um pouco de adrenalina.

Vivência de escalada

A escalada é realizada na falésia Paraíso em Pinda, em sistema “top rope” (corda fixada por cima) com instrução básica de procedimentos de segurança, experimentando assim, a sensação e os desafios físicos e mentais da escalada em rocha com muita segurança e adrenalina.

Curso de escalada

O curso básico de escalada tem duração de dois dias. A principal finalidade é apresentar aos alunos as principais técnicas para realizar a escalada esportiva.

  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Com muitas subidas dentro da mata, caminhada até o Pico do Itapeva é tido como um trekking de nível médio - Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação