Turismo de Pinda se prepara para retomada após pandemia

Pindamonhangaba está se preparando para retomar as atividades turísticas para quando o país voltar à normalidade, após a pandemia do coronavírus. Este trabalho vem sendo incentivado pelo Ministério do Turismo que lançou, em abril, por meio da CNM (Confederação Nacional de Municípios) uma campanha para que prefeitos, empresários e entidades do setor estimulem a valorização do mercado nacional, no pós-pandemia.
Intitulada “Municípios Juntos pelo Turismo”, a ação foca na retomada das atividades turísticas, entre elas incluindo a campanha “Não cancele, remarque”, para as pessoas que já haviam agendado passeios e viagens antes do período de pandemia.
A Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura também incentiva o turismo local, para quando este período de pandemia passar, para que os turistas e moradores da cidade possam começar a programar os passeios que pretendem fazer na cidade. A Secretaria Municipal de Cultura e o Departamento de Turismo (Detur), juntamente com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), incentivam o turismo local e estão buscando ações para o fomento e desenvolvimento do turismo na cidade.
Todas as informações tanto sobre atrativos turísticos quanto sobre as ações realizadas por meio do Departamento, podem ser obtidas pelos telefones do Departamento de Turismo 3643-1761 e 3643-1424. O e-mail do Departamento de Turismo é o turismo@pindamonhangaba.sp.gov.br.

Conheça alguns dos atrativos turísticos de Pindamonhangaba e se programe para quando a pandemia passar. Esses roteiros são desenvolvidos pela agência Apoena Ecoturismo.

Rapell na cachoeira dos búfalos

Rapel nível fácil, de 25 metros, com cachoeira linda na encosta da Mantiqueira. Acesso fácil, próximo à estrada das Oliveiras. Possui uma trilha curta, de cerca de 500 metros, para acesso à cachoeira.

Cachoeira das borboletas cachoeira do diamante

Ambas ficam na área da antiga fazenda São Sebastião, hoje Área de Proteção Ambiental, APA Mantiqueira. Até a cachoeira das Borboletas apresenta trilha de nível médio, com algumas subidas, porém trilha bem sombreada. Já a da cachoeira do Diamante tem subidas mais acentuadas e uma mata mais fechada para acessar a cachoeira. Ambas têm acesso difícil, precisando de um guia para chegar. Nas duas é possível a realização de um operacional de rapell.

Mirante do Lotus

Esse é um roteiro de caminhada/escalada dentro da propriedade particular da fazenda Nova Gokula, maior templo Hare Krishna da América Latina. A caminhada de cerca de 40 minutos dá acesso a um campo-escola para escalada em rocha, fora o visual incrível da região do Ribeirão Grande.

  • Há cachoeiras com queda d’água de cerca de 25 metros, nível fácil, para os amantes de rapel - Créditos da imagem: Divulgação
  • Quando a pandemia do covid-19 acabar, programe-se para conhecer roteiros incríveis - Créditos da imagem: Divulgação
  • Ecoturismo, lazer e aventura ao pé da Mantiqueira - Créditos da imagem: Divulgação
  • Pindamonhangaba possui muitos atrativos turísticos em meio à natureza - Créditos da imagem: Divulgação
  • Entre trilhas de nível fácil e médio, o acesso às cachoeiras é um convite ao espetáculo natural - Créditos da imagem: Divulgação