Turismo se prepara para retomada após pandemia

Pindamonhangaba está se preparando para retomar as atividades turísticas para quando o país voltar à normalidade, após a pandemia do coronavírus. Este trabalho vem sendo incentivado pelo Ministério do Turismo que lançou, em abril, por meio da CNM (Confederação Nacional de Municípios) uma campanha para que prefeitos, empresários e entidades do setor estimulem a valorização do mercado nacional pós-pandemia.
Intitulada “Municípios Juntos pelo Turismo”, a ação foca na retomada das atividades turísticas, entre elas incluindo a campanha “Não cancele, remarque”, para as pessoas que já haviam agendado passeios e viagens antes do período de pandemia.
A Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura também incentiva o turismo local, para quando este período de pandemia passar, para que os turistas e moradores da cidade possam começar a programar os passeios que pretendem fazer na cidade.
Pindamonhangaba tem um potencial turístico muito grande, com atividades em meio à natureza, com ou sem aventura. Os programas desenvolvidos pelo Departamento de Turismo estão paralisados no momento, mas entre eles podem ser cita dos o City Tour Histórico-Cultural e o “Turisnight” – city tour realizado à noite –, entre outros, que visam a divulgar os atrativos do município.
Todas as informações tanto sobre atrativos turísticos quanto sobre as ações realizadas por meio do Departamento, podem ser obtidas pelos telefones do Departamento de Turismo 3643-1761 e 3643-1424. O e-mail do Departamento de Turismo é o turismo@pindamonhangaba.sp.gov.br.

Conheça alguns dos atrativos turísticos de Pindamonhangaba e se programe para quando a pandemia passar:

Reo das Bicas
O casal Juliana e Gustavo, apaixonados por aventuras off-road, oferecem uma aventura radical, pelas estradas rurais da nossa região. Muitas são as pessoas que sempre sonharam em fazer esses passeios, mas seus veículos não são preparados para esse tipo de terreno (suspensão, tração, pneus, altura, dentre outros detalhes que só um off-road proporciona) com isso nasce um dos braços do empreendimento, levar essas pessoas para curtirem essa aventura a bordo de um histórico veículo 6×6 usado pelos Estados Unidos na Guerra do Vietnã, o REO M35!
Além do passeio, a equipe faz a recepção e acolhe o turista que já freqüenta o Bairro Rural das Bicas, local de difícil acesso, onde fica a propriedade do casal, que viu ali a possibilidade de exploração sustentável do turismo, vocação natural do bairro, pelas inúmeras belezas naturais. O casal tem se dedicado na construção do receptivo que vai oferecer um brunch (alguns produtos produzidos e processados na propriedade) para os ciclistas, trilheiros, jipeiros e demais admiradores do off-road, um local para acampar também está previsto, sem falar nos eventos pontuais que deverão ser agendados.
O local, além de resguardar espécies da flora e fauna da APA da Serra da Mantiqueira, também guarda na sua construção uma série de materiais de demolições realizadas por eles (um verdadeiro mix de obras centenárias da cidade de Pindamonhangaba dentre outras mais recentes), o cuidado com a preservação ambiental também está no projeto, pois os resíduos de banheiro, aqui vão para um tanque de evapotranspiração, ou seja, os resíduos não são descartados e sim transformados e adubo para o jardim do tanque!
Outro tanque que está para ser instalado é o filtro de água, a água já vem limpa, mas o processo de filtragem trará mais segurança e qualidade a esse bem tão precioso.
O passeio com o REO das Bicas promete ser emocionante e também contar um pouco da história da Pindamonhangaba, além de introduzir a educação ambiental no cotidiano das pessoas.

Bosque da princesa
Equipamento público localizado no centro da cidade, o Bosque da Princesa era conhecido antigamente como Largo do Porto, em razão do porto fluvial que lá havia, sendo desativado após a construção da E.F.C.B. (Estrada de Ferro Central do Brasil).
Neste bosque podem ser encontrados diversos exemplares de espécies vegetais de mata nativa, bem como de espécimes exóticas, sendo algumas delas espécimes trazidas do Jardim Botânico pelo Imperador D. Pedro II.
Nos primeiros tempos, havia apenas caminhos e alamedas, mas na década de 1970, recebeu o parque infantil, banheiros masculino e feminino, lagos com pontes, coreto e bancos simulando troncos de árvores. Conta ainda com um relógio de sol.
Entre as várias espécies, temos o Pau-Brasil, Jambolão ou Jamelão, Tamarindo, palmeiras imperiais, Cajá-manga, Araçá, e outras mais. Atualmente, o bosque conta ainda com uma academia ao ar livre, pista para caminhada, além da vista para o Rio Paraíba do Sul, que rende belas fotos aos visitantes.

  • bosque da princesa - Créditos da imagem: Divulgação
  • bosque da princesa - Créditos da imagem: Divulgação
  • bosque da princesa - Créditos da imagem: Divulgação
  • Reo das Bicas - Créditos da imagem: Divulgação
  • Reo das Bicas - Créditos da imagem: Divulgação
  • Reo das Bicas - Créditos da imagem: Divulgação